Aprenda a economizar dinheiro e seu tempo precioso

Eu vou te dar alguns passos simples que darão resultados no que há de mais mensurável e impactante na organização: economizar dinheiro e tempo.

Se você organizar bem suas coisas e seu tempo, acredite, você vai sentir o bem-estar resultante de ter hábitos conscientes e, portanto, controlados. Mas tenha em mente que desenvolver esses hábitos demanda algum esforço e dedicação iniciais. Porém, o valor da recompensa é incalculável: liberdade e independência!

Liberdade para decidir o que e quando fazer. Claro que isso é baseado em um planejamento que garanta a realização de tudo. Com uma boa organização, a manutenção das suas coisas e rotina serão mais simples e, muita coisa, você poderá fazer você mesmo. Assim você irá economizar dinheiro e tempo.

Bora para a parte prática?! 🙂

1. Aprenda a economizar dinheiro organizando as contas

Organize

Se você não tem um controle dos seus gastos mensais, faça um imediatamente. Só com ele você vai conseguir saber para onde está indo o seu dinheiro. É comum a gente nem saber direito quanto a gente paga pelas coisas e que dia vence as contas.

Isso não apenas gera dor de cabeça como também você acaba pagando mais caro por tudo. Paga pelo que não precisa, paga com atraso e por ai vai… Por exemplo, você sabe quanto é a sua conta de TV à cabo ou quanto você gasta com o gás? Você conhece tudo o que está sendo debitado da sua conta ou do seu cartão de crédito? Se você não souber quanto você paga, você não vai poder economizar dinheiro.

Reduza

Com a lista de contas em mãos pense junto com a sua família se o valor pago por cada coisa vale o benefício gerado por ela para todos da casa. Se houver alguma dúvida, repense, diminua, renegocie ou cancele. Para economizar dinheiro é preciso cortar gastos desnecessários.

>>>Leia também: Aprofunde suas mudanças com o poder do hábito.

Compras

Alimentação: comece pelo cardápio e em seguida faça a sua lista. Pense no que vocês querem comer, faça um cardápio, liste os ingredientes e só depois vá ao mercado comprar. Compre os secos em volume para pagar menos e deixe apenas os frescos para serem comprados semanalmente.

Material de limpeza: liste as atividades de limpeza da sua casa e identifique os produtos necessários para sua realização. Pense em reduzir ao mínimo o uso destes itens. É comum a gente comprar produtos de limpeza por achar que vão nos facilitar a atividade.

Mas pense bem e avalie se ela pode ser facilitada de outra forma que não pelo produto em si. Geralmente, algumas atitudes simples e até mesmo ingredientes que temos em casa já fazem o mesmo trabalho pesado. Não acredite nas propagandas, elas querem nos convencer a comprar muitos itens desnecessários.

2. Coisas importantes versus tralha

Pense duas vezes

Pense em quanto você precisa trabalhar para comprar cada coisa. Calcule quanto você ganha por hora e pense se realmente vale gastar seu dinheiro com isso… Muitas vezes compramos itens por impulso e ele acaba virando tralha. Pague em dinheiro sempre que possível. Eu sei,  isso não é exatamente organização é só uma forma de ajudar você a pensar bem antes de comprar alguma coisa.

Reduza

Descarte tudo que você não usa e compre apenas se você precisar repor alguma coisa ou se houver espaço para armazenar o que você estiver comprando. As pessoas pensam sempre na organização dos armários como uma forma de abrir espaço para mais coisas. Entretanto, sempre considere que quanto mais coisas você tiver maior a possibilidade de você se perder e acabar sentindo que precisa algo que você já tem.

3. Manutenções são uma excelente forma de poupança

Manutenções Preventivas

Cuide bem das suas coisas. Aparelhos e máquinas em geral devem ter manutenções preventivas periódicas. Pense que quanto melhor a gente cuidar dos nossos bens, mais tempo eles vão durar. Prevenir a quebra ou o problema é uma boa forma de economizar dinheiro.

Custo da Manutenção

Avalie o custo da manutenção de seus itens. Quanto mais simples for a sua rotina de manutenção menos serviços e menos gastos você vai precisar demandar. A gente sabe como é caro contratar qualquer serviço ou ter ajuda de empregada doméstica atualmente no Brasil.

4. Tenha controle das suas atividades e da sua vida

Planeje

Com a sua agenda e as suas tarefas organizadas você não vai precisar recorrer a serviços ou recursos mais caros por serem de última hora. Além disso, você deixa de estar sempre correndo contra o tempo e diminui a sensação de sobrecarga e stress. Isso não apenas ajuda a economizar dinheiro como também vai poupar a sua saúde.

Em geral sentimos de forma mais concreta e frequente o impacto da escassez do dinheiro… Mas, pensa bem, o tempo é finito, para todos nós, o dinheiro não. Sempre vai ter dinheiro circulando… A gente pode não ter tanto quanto gostaria, mas sempre podemos fazer alguma coisa para mudar isso… Já o tempo, não. Não temos como recuperar Se o seu tempo acabou, ele acabou.

Pense nisso: seu tempo é o seu bem mais precioso!

Que tal ajudar uma pessoa especial a ter mais tempo para viver e ser feliz? Compartilhe esse texto nas redes sociais e marque suas amigas que vão gostar desse texto.

Oi!
Eu sou a Maíra!
Mostro o caminho rumo ao tal equilíbrio entre nossos papéis na vida…
Como?! Organizo e ensino a organizar o uso de (quase) tudo que mais importa: seu tempo, sua atenção e o seu espaço.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: