Como eu facilito muito meu dia com rotina matinal e noturna

Nossa rotina é uma correria e a gente tem um monte de coisas para fazer. Algumas são simples e recorrentes e outras são pontuais ou parte de projetos maiores.

É importante você conhecer o conceito de que o nosso cérebro busca facilitar tudo que for possível criando hábitos e automatizando ações. Isso ajuda a demandar o mínimo de atenção e energia para executar tarefas recorrentes. Por isso você esquece se fechou a porta de casa e às vezes nem lembra direito do caminho que fez indo pra casa do trabalho.

Eu já falei sobre o poder do hábito nesse post.

Conhecer esse conceito é importante para te dar ânimo para criar novos hábitos e mudar outros que não estejam mais te beneficiando por qualquer razão. Assim fica claro que é preciso um pouco de esforço inicial, mas depois torna-se natural.

Nesse post eu vou te contar como eu realizo essas ações simples e recorrentes que compõem os meus hábitos organizados em rotina matinal e também noturna.

Eu tenho algumas ações que eu realizo pela manha e à noite que fazem toda a diferença no andamento do meu dia. E vou te sugerir que se você nunca experimentou implantar rotina matinal e noturna como essas, que você experimente porque você só tem a ganhar.

 

Legenda: Alice planejando suas rotinas e tarefas importantes 😛

 

Rotina matinal

 

Eu acordo antes da minha filha. Isso só acontece agora depois que ela parou de mamar e dorme melhor. Antes eu acordava quando dava e é isso aí. Um dos meus objetivos principais era descansar. Isso já passou. 🙂 #vaipassar

Levanto, já pego a roupa que vou usar e sigo para fazer minha higiene, dentes, banho, cabelo etc.

Já sem o pijama e com roupa confortável, mas pronta para sair, se preciso for, faço um café e preparo alguma coisa para comer.

O café da manhã por aqui é meio que individual e isso funciona pra gente. Cada um escolhe o que prefere e come na hora que acorda.

Conforme o dia da semana, temos algumas tarefas de casa para fazer e prefiro dar o start nelas nesse momento. Eu fico no modo superlento de manhã e preciso de ações simples, automáticas e manuais para funcionar melhor a minha rotina matinal.

Então, em minha rotina matinal, me sento para fazer coisas que demandem atenção não muito concentrada, como verificar e-mails, redes sociais, notícias, assistir alguma aula, entre outras.

Eu funciono um pouco como um zumbi ligado no automático logo que eu acordo. Então preciso de hábitos bem instaurados para produzir alguma coisa e não perder muito tempo “acordando”.

Arrumar a cama é fundamental também, mas acontece depois que a minha filha acorda. Isso porque ela sempre vem pra minha cama durante a noite. Nesse momento, recolho objetos, copos e roupas que estejam nas mesinhas do quarto.

Pronto, a rotina matinal está oficialmente encerrada e a casa já entrou em movimento.

Escrevendo esse texto, me lembrei de quando era adolescente. Eu era daquele tipo que facilmente trocava o dia pela noite e quando acordava caía direto no sofá até acordar de verdade. Estudava e lia muito (ou ia pra noitada mesmo) de madrugada e depois tentava sobreviver durante o dia. Tempos que não voltam… rss

Rotina noturna

 

A consistência da rotina noturna é o que me dá terreno para ter uma manhã mais lenta. Como eu sou uma pessoa noturna, no fim do dia eu tenho muita energia para deixar tudo em ordem.

Independente do que eu fiz durante o dia, faço, pelo menos o mínimo, para acordar em um ambiente sob controle. Recolho e coloco nos devidos lugares todos os objetos espalhados pela casa.

Antes da Alice dormir faço a organização dos brinquedos. Convido ela e, se ela não cooperar (ela só tem 3 anos), tudo bem. Eu faço mesmo assim, mostrando para ela o que fazer, como fazer e porque é importante.

Executo ações ainda pendentes ou finalizo atividades iniciadas. Isso pode incluir alguma ação de casa como regar as plantas, pendurar roupa, guardar alguma ferramenta, ou reunir instrumentos e material de trabalho nos seus devidos lugares.

Deixamos a cozinha organizada e limpa (responsabilidade do marido, eu só dou algum toque final, se precisar e quiser). Verifico ações, agenda e o que precisa ser separado para o dia seguinte.

Eu já expliquei um pouco sobre como eu organizo meu tempo aqui.

Leio e respondo agenda, verifico e arrumo a mochila da escola da Alice. Dependendo do cardápio do dia, tiro alguma coisa do freezer. Vou tomar banho e colocar a Alice para dormir. Ela desmamou recentemente, então estamos começando a dividir essa função também.

Depois que ela dorme, ainda tenho um tempinho para ficar com o marido e fazer alguma coisa legal. Quando vamos dormir, faço mais uma verificação geral, estico a manta do sofá e afofo as almofadas. rs #mania

Isso tudo dura meia hora, no máximo, em geral 15 minutos resolve. É automático e como é diário, não há acúmulos, por isso é sempre rápido.

Pode parecer besteira, mas essas ações de rotina mantém tudo sob controle e me proporciona uma manhã tranquila.

Se eu acordo e encontro um ambiente caótico, entro no modo zumbi maluco (rssrs) e saio fazendo coisas sem clareza e sequência. O que toma muito mais tempo e gera muito desgaste. É da minha natureza. Não vivo bem no caos. E tudo bem quem for diferente.

Mas, independente disso, ter uma boa rotina matinal e noturna faz com que eu poupe tempo e tenha mais bem-estar.

Experimenta acordar com tudo organizado e limpo e me diz se você não começa o dia muito melhor.

Essa estrutura é livre e mutável. Meu objetivo é te contar como eu faço e te inspirar a encontrar o melhor para você e sua família.

Se você tem consciência da sua energia, disposição e gatilhos de formação de hábitos, criá-los e modificá-los passa a ser muito mais simples e natural. Experimente criar uma rotina matinal e também uma noturna!

E você? Como você organiza o seu dia?!

Facilite a sua rotina, reduzindo o stress, atrasos e correrias… com esse guia gratuito simples e rápido.

Não deixe de baixar ele!!

Eu uso essa técnica na minha casa e em todos os meus projetos de organização de rotina doméstica. Eu tenho certeza de que você vai gostar.

bjs

Maíra

 

Oi!
Eu sou a Maíra!
Mostro o caminho rumo ao tal equilíbrio entre nossos papéis na vida…
Como?! Organizo e ensino a organizar o uso de (quase) tudo que mais importa: seu tempo, sua atenção e o seu espaço.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: