Como ter tempo livre e viver momentos especiais

 

Nessa vida de correria e excesso de tarefas e demandas, como a gente pode ter tempo livre e viver momentos especiais e felizes com a família, amigos, ou mesmo sozinha?

No post de hoje, vou falar sobre esse desafio da vida moderna. Vamos lá?

As coisas e as situações têm o significado que a gente dá para elas

Você já deve ter lido isso em algum lugar. Agora, pensa comigo: uma noite de terça-feira é mais ou menos especial do que uma de sexta-feira? Uma segunda-feira de manhã é mais ou menos especial do que uma manhã de domingo? Se quem dá o significado para qualquer coisa na minha vida somos nós, então depende.

Você pode ter tempo livre e fazer coisas especiais a qualquer momento, basta adequá-las às condições disponíveis!

Ficar esperando por um dia da semana, do mês ou do ano para ser feliz é desperdiçar a coisa mais preciosa e finita que nós temos nessa vida: o nosso tempo.

Deixe uma massa de panqueca pronta na geladeira para ganhar e ter tempo livre

Quer saber? A segunda de manhã pode ser mesmo um saco. Então, por que não planejar um café da manhã especial em família (ou só para você)? Ele pode ser rápido, mas se você planejar, se organizar um pouquinho e fizer qualquer coisa diferente e gostosa (como uma panqueca!) na segunda de manhã, o dia já vai mudar de cara, pode apostar.

Na minha casa, nós elegemos as noites de terça e de domingo para fazermos um jantar especial, em casa mesmo, só para espantar a chatice desses dias chatos e podermos falar que, sim: ter tempo livre é possível durante a semana.

Pode até rolar um espumante para comemorar a vida, e os pratos, talheres, copos e taças na minha casa são todos especiais. Não temos coisas guardadas. É claro que alguns itens são mais aplicáveis quando temos eventos com mais gente, então, porque não abrir o convite para os mais próximos? Ter tempo livre entre amigos não tem preço.


Leia também – Como organizar a cozinha e facilitar sua rotina 

Use todas as suas coisas

No seu dia a dia, use as suas coisas mais bonitas. Nada de ficar guardando para quem sabe, um dia, quando a rainha for fazer uma visita. Afinal, você, sua família e seus amigos que frequentam a sua casa são especiais e merecem usar todas as coisas bonitas que, normalmente, ficam guardadas no armário.

Use todas as suas coisas. Cuide delas, mas use. Se gastar, quebrar ou estragar e você quiser, conserte, substitua ou compre peças diferentes. O importante é fazer os seus momentos no presente serem especiais, e se programar para ter tempo livre e aproveitá-los. São esses pequenos prazeres, esses momentos recorrentes de alegria, convivência e experiências renovadoras que fazem a gente feliz.

Tenha o tempo livre que você merece

A gente não é feliz: tem momentos de felicidade, porque ela não é um estado constante, mas, sim, feita de episódios. Para nós termos esses episódios, pode ser simples, mas não tem como deixar de cumprir nossas tarefas e obrigações, certo?

Então, que tal organizar a casa, a rotina, facilitar e fazer o que deve ser feito sem stress para ter tempo livre, que, vamos combinar, a gente merece?

Eu, por exemplo, amo café e me ofereço pequenos momentos de felicidade durante o dia, seja em casa ou na rua, quando paro em um lugar legal ou faço um intervalo no trabalho só para tomar um bom café. E essa hora, para mim, é especial. Por isso, cuido com amor do meu cantinho do café, dos meus utensílios usados para esse momento, que é um ritual que me faz muito bem.

E você, como você cria momentos especiais na sua rotina? Como se organiza para ter tempo livre? Conta pra mim pelos comentários e até a próxima.

Oi!
Eu sou a Maíra!
Mostro o caminho rumo ao tal equilíbrio entre nossos papéis na vida…
Como?! Organizo e ensino a organizar o uso de (quase) tudo que mais importa: seu tempo, sua atenção e o seu espaço.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: