Como incluir as crianças na organização da casa?

Existe um velho ditado que diz “é de pequenino que se torce o pepino”, ou seja, deve-se ensinar a criança desde cedo para que ela adquira bons hábitos. Os serviços relativos à casa também devem ser objeto de formação e desenvolvimento para pequenos.

Além disso, eles gostam muito de ajudar e participar. Incluir as crianças na organização da casa pode ser divertido e de grande valia para todos os envolvidos. E é também uma forma de estreitar os laços familiares, educar e ajudá-los a se tornarem adultos preparados para gerir um lar.

Envolva as crianças na organização da casa

Envolver as crianças na organização da casa, além de ser uma grande ajuda para os pais, pode trazer divertimento e muitos ensinamentos para os pequenos. Afinal, estamos passando para eles a noção de como é importante cuidar do lugar em que vivemos. E, atenção, isso vale para meninas e meninos: os dois devem saber como cuidar da casa.

Em primeiro lugar, seja o exemplo. De nada adianta querer ensinar algo que você mesmo não pratica. É importante que você seja organizado, mantenha tudo em seu lugar e limpo. Seu filho vai aprender com aquilo que vê sendo feito ao seu redor.

>>> Leia também: Como planejar as férias da criançada

A partir dos três anos, a criança já pode ser envolvida em algumas tarefas que sejam compatíveis com a idade e que não tragam risco à saúde ou de acidente. Na medida em que vão crescendo, as tarefas vão se tornando mais elaboradas e adequadas à faixa etária.

Crie um quadro de tarefas

Crie um quadro bem colorido e nele inclua as tarefas que as crianças devem realizar. Comece com ações simples, demonstrando como faz. Sempre fique por perto para garantir que ela não irá se machucar, e para o caso dela necessitar de alguma ajuda.

Estabeleça uma rotina para as atividades para incluir as crianças na organização da casa e acrescente algumas tarefas domésticas que ela possa realizar, como guardar seus brinquedos, dobrar suas roupas, levar o lixo etc. A possibilidade de ser útil gera na criança o estímulo e a vontade de ajudar, e ela o faz com prazer e alegria.

Envolva as crianças na organização da casa dividindo as tarefas de forma que não se tornem exaustivas e não tomem muito tempo: o primordial, para ela, ainda é o tempo para as brincadeiras. Também é importante que elas sejam distribuídas de forma igualitária com seus irmãos.

Uma boa forma de estabelecer rotinas é incluir também as as tarefas que ela deve realizar na sequência. Assim, a própria criança terá a visão do que precisa fazer e se sentirá mais independente ao realizar as tarefas sozinha.

Estimule o senso de responsabilidade

A realização das tarefas deve ser algo divertido. Por isso, não imponha missões pesadas ou que demandem muito tempo. A criança é movida à estímulo e prazer, e ela deve sentir desejo de realizar a tarefa e se divertir enquanto a executa.

Permita que ela tenha autonomia e acesso aos objetos que necessita. Deixe que arrume as roupas no guarda-roupa sozinha, por exemplo, mesmo que não seja do seu jeito. Isso a fará se sentir responsável e útil, além de incentivar ainda mais a ajuda.

Não critique, ensine. Caso a tarefa não esteja sendo executada da forma que deve ser, não brigue com a criança para não a desestimular ou fazê-la desistir. Seja paciente e ensine a forma correta, mesmo que isso se repita mais algumas vezes.

Faça elogios e demonstre reconhecimento

Elogie sempre o trabalho executado e, dependendo do caso, estabeleça algumas recompensas. A criança não deve ficar mal-acostumada e realizar a tarefa simplesmente para ser recompensada, mas um presentinho de vez em quando, algo que ela deseja muito, pode ser estabelecido como recompensa pela execução das tarefas em um mês, por exemplo.

A interação entre pais e filhos é sempre benéfica para as crianças. Até mesmo no trabalho, elas podem desfrutar de momentos alegres, agradáveis e de aprendizado. Além de formar um futuro adulto organizado, ele também será uma pessoa que buscará sentir prazer no que faz e executará seu trabalho com carinho.

Como você envolve as crianças na organização da casa? Conte pra mim pelos comentários e até a próxima. 

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: