Como organizar a cozinha e facilitar a sua rotina (de forma prática, bonita e leve!)

Oi pessoal,

Cozinhar e cuidar da cozinha é a função da casa que nos toma mais tempo. Quem nunca comeu qualquer bobagem ou não comeu nada por falta de tempo ou vontade de entrar na cozinha e começar tudo de novo?! Ou ainda, oferece para as crianças pratos repetidos e monótonos por falta de criatividade ou tempo para pensar no cardápio? Se você já pensou que poderia ter um jeito mais fácil e prático de cuidar de tudo, a resposta é sim!

Eu quero te dar 5 dicas especialmente pensadas de como organizar a cozinha para que a sua relação com a sua cozinha seja de amor e cumplicidade! 🙂 Eu sei que cozinhar no dia a dia pode ser desgastante. A  repetição infinita de tarefas tomam bastante tempo pela necessidade de uma certa criatividade na criação do cardápio, pelas compras que precisam ser sempre refeitas etc.

Pode parecer meio doido para algumas pessoas, mas eu gosto muito de cozinhar e de cuidar da cozinha. Eu descanso a cabeça fazendo algumas dessas tarefas. Entretanto, só é assim, porque é resultado de um esforço de organização e otimização de etapas e tarefas.

Priorizar as tarefas da cozinha é qualidade de vida!

Além disso, as tarefas da cozinha é uma das minhas prioridades, portanto, cuido da minha agenda de forma a sempre ter um espacinho para elas. Essa é uma excelente maneira de como organizar a cozinha. Você sabe quais são as suas prioridades?

Eu já disse aqui como eu detesto lavar louça, por exemplo, e citei aqui como eu faço uma refeição prática, deliciosa e saudável. Viu? A cozinha ser uma experiência muito agradável!  Eu dei um jeito de me livrar ou de facilitar tudo que eu não gosto de fazer. Também tornei o ambiente da cozinha prático, bonito e acolhedor.

É dessa maneira que  a coisa toda fica muitíssimo mais agradável. Se passar um momento na cozinha não é uma prioridade sua, você pode não chegar a gostar tanto quanto eu. Mas certamente tem grandes chances de gostar um pouco mais ou, pelo menos, fazer o que precisa sem maiores desconfortos.

A verdade é que é impossível fugir da cozinha. De um jeito ou de outro você vai precisar fazer alguma coisa lá. Afinal, comer é uma necessidade vital e, por isso mesmo, precisa ser um prazer. E quem tem uma criança em casa, a rotina vai ficar muito mais fácil se aplicada as dicas presentes em neste post.  

Em meu trabalho como Organizadora Profissional,  todas as cozinhas que eu organizo tenho por objetivo, além de deixar o espaço organizado, garantir que a rotina seja mais simples e mais agradável. Vamos organizar e manter a cozinha de forma prática, bonita e leve?! 🙂

Dica 1. Não deixe acumular e otimize tarefas

Há dias que a gente tem mais disposição, mas não necessariamente tem tempo. Para este caso você pode fazer o que der, mas aproveite para sempre fazer um pouquinho mais. Essa é uma ótima maneira também de como organizar a cozinha.

Por exemplo, ao preparar alimentos é possível fazer maiores quantidades e congelar, o que vai ajudar na rotina dos dias posteriores. Isso é possível em pratos como: feijão, molho de tomate caseiro temperado, frango desfiado, legumes pré-preparados entre outros.

Se você fizer um arroz fresquinho, aproveite para processar uma cabeça inteira de alho e deixe alguma quantidade de arroz refogado, só aguardando para ser cozido e um pouco de alho triturado pronto para ser usado. Para as suas saladinhas, aproveite e lave todas as verduras para a semana. Rale beterrabas e congele uma porção.

Experimente pensar no cardápio do dia de amanhã e quando você sair para trabalhar ou levar as crianças para a escola, defina o seu caminho de volta para casa passando por um mercado que tenha alguma coisa fresca que você está com vontade de comer hoje! Será mais agradável, prático e rápido.

Dica 2. Delegue as atividades desagradáveis e agilize o que não te desagasta

Vamos desapegar desse hábito de fazer faxinas enormes e cansativas? Na cozinha principalmente há uma regra de ouro:  se você faz sempre, você faz pouco. São muitas tarefas a serem cumpridas mesmo, você ao quebrá-las em pequenas ações contínuas você verá que é uma maneira mais fácil de como organizar a cozinha.

  • Viu que está sujo? Limpe na hora.
  • Detesta limpar a geladeira? Peça para outra pessoa fazer, delegue com objetividade.
  • Tem medo de usar a panela de pressão? Delegue essa maravilha para alguém, mas não deixe de usá-la.
  • Não se incomoda em lavar a louça?! Deixe a pia sempre limpa e organizada.

Acredite, pequenas ações fazem toda a diferença. E lembre-se, quando delegar, anote e cobre.

DICA: cole um papel contact preto fosco em algum cantinho e use para anotar com giz, tarefas e lembretes.

É melhor fazer um pouquinho sempre, sem stress, do que acumular tudo e transformar os cuidados com o seu espaço numa função exaustiva e desagradável. Tenha isso sempre em mente ao pensar em como organizar a cozinha.

3. Tenha sempre aqueles acessórios bobos porém fundamentais

Quem já comprou um descascador de batatas, sabe de uma verdade fundamental: existe uma vida antes e depois desse instrumento maravilhoso! Ele serve até para fazer lascas de queijo… 😊 Os utensílios de cozinha podem ser muito úteis e há alguns que parecem bobos ou que você nem tinha pensado antes. Confira essa lista com itens essenciais para ter em sua cozinha:

  • Fita crepe para identificar coisas congeladas e não esqueça de colocar a data em que você preparou.
  • Rolo de saco plástico disponíveis no supermercado. E em lojas de descartáveis eles são maiores e muito mais baratos. Use eles para tudo… de congelar pequenas porções até embalar o lanchinho das crianças para viagem.
  • Caneta, tesoura, potes variados (de vidro ou plástico de muito boa qualidade e livres de BPA).
  • Potes vidro de geleia e compotas para armazenar adequadamente temperos e diversas pequenas..

Se você tem criança pequena em casa, você sabe o quanto eles amam os utensílios da cozinha. Aproveite para incluí-los no processo, separando uma gaveta, caixa ou prateleira com objetos reais e seguros em que eles podem mexer e bagunçar à vontade. Lembre-se de identificar e explicar que apenas ali é seguro e liberado.

Na minha casa, nós tínhamos a gaveta do Pintinho, na qual eu colei um adesivo de um pintinho e coloquei amassadores, colheres de bambu, pegadores, espátulas… minha filha e todas as crianças quem vinham nos visitar amavam ela. Sim, jogavam tudo no chão e, sempre que eu precisava usar alguma daquelas coisas, precisava lavá-las antes. Mas  isso ocupava-os deixava-os super felizes, pois eles participam do processo de fazer o papá. <3

Dica 4. Cantinhos centralizadores e suas bandejas

Tem muitos utensílios e eles a deixam confusa no momento em que pensa como organizar a cozinha? Então centralize os utensílios semelhantes. Ou seja, tudo que for utilizado junto deve estar agrupado, tais como: itens do café da manhã, do cantinho do café, de temperos etc. Coloque-os em potinhos ou bandejas, sempre tendo como foco a praticidade e a facilidade de manutenção e acesso.

É mais fácil de acessar, de repor, de limpar e de organizar. E uma ótima maneira de como organizar a cozinha.

Dica 5. Como organizar a cozinha? Verticalize!

Se alguma coisa na cozinha está ocupando muito espaço e está difícil de usar ou organizar, pense em como você pode verticalizar. Utilize aramados, prateleiras, pendure, empilhe. Isso é uma excelente forma de como organizar a cozinha e  irá liberar muito espaço em seu ambiente.

Em lojas como a Etna, você pode encontrar uma variedade enorme de acessórios para aproveitar ao máximo os aramados. Você terá excelentes ideias de como organizar a cozinha.

A casa é nossa? Independência, já!

Para concluir, é importante sempre manter em mente, que as tarefas compartilhadas são mais simples para todo mundo. Ou seja, todos na casa precisam participar, cada um pode fazer o que gostar mais ou que lhe for menos penoso. E se ninguém gosta, todo mundo faz um pouco e ninguém fica prejudicado… Se todo mundo fizer um pouco e souber o que o outro está fazendo, todos contribuem e ninguém fica dependente ou sobrecarregado.

Conversando a gente se entende. Principalmente no momento de decidir como organizar a cozinha. Companheiros, filhos, ajudantes, não importa, todos precisam saber o que precisa ser feito e como contribuir.

Me conta o que é pior para você na sua cozinha que eu quero muito te dar uma sugestão. Deixe um comentário!

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: