Como planejar as férias da criançada?!

Você pode colocá-los em uma colônia de férias, mandar passar uns dias com os padrinhos ou os avós, mas não vai ter jeito, eles estarão com a corda toda! Cheios de energia e animados com as férias, as festas, os presentes, o verão… É muita coisa boa ao mesmo tempo… Eu lembro bem e você deve lembrar também.

Mesmo quando não tinha nada planejado, era maravilhoso só de poder fazer o que eu quisesse. Eu morava em uma cidade pequena do subúrbio e não tinha muita opção de divertimento, mas nas férias eu era dona do meu tempo e achava isso demais.

Pensando nisso, não vamos pirar e planejar um zilhão de atividades para as férias deles. Vamos deixá-los livres e disponíveis para ficarem entendiados e inventarem o que fazer, como se divertir, até porque isso faz muito bem.

Quando a gente sente que é o momento de propor uma atividade é importante ter opções planejadas

Além disso, durante as férias, nós temos mais oportunidades de nos divertir com nossos pequenos, mas para isso precisamos gerenciar o nosso tempo.

Então, vou te dar algumas sugestões e espero que elas sejam úteis para você.

  1. Calendário – Crie um calendário/agenda específico de atividades para o período em questão. Se for um daqueles em post-it, colado em algum lugar para as crianças poderem acompanhar, vai ser prático e ainda divertido de fazer. Só não deixe de associá-lo ao seu calendário pessoal. No google Calendar você pode fazer isso facilmente.
  2. Atividades externas – Pesquise programações como teatro, cinema, exposições e eventos ao ar livre que acontecerão na cidade e coloque na agenda como sugestões. Você pode já comprar ingressos antecipados e evitar correrias ou frustrações.
  3. Integre as agendas – Combine encontros com os amigos, um dia na casa de cada um e coloque na agenda.
  4. Crie uma cesta de atividades de arte – Passe na papelaria e em uma livraria e compre acessórios de arte do gosto da sua criança (pincéis, tintas, papéis coloridos, revistas, quadrinhos e algum livro novo). Ou simplesmente, reúna o que você já tiver em casa de forma divertida, em uma cestinha.
  5. Controle a TV – Considere horários para filmes e desenhos na TV. Coloque eles em um planejamento de forma que a TV não ocupe tempo demais, por simples falta de controle.
  6. Aproveite tempo junto – Visite sites de atividade para criança e escolha alguma que você gostaria de fazer junto com eles ou que você teria gostado de fazer quando era criança. Eu gosto muito do Tempo Junto. Já fiz várias atividades deles com a Alice e tem sugestões super legais para todas as idades.
  7. Reorganize para renovar – Dê uma nova ordem aos brinquedos de casa, resgate algum jogo ou brincadeira divertida que estiver esquecida. As crianças precisam de alguma ordem para perceber o ambiente e interagir com tranquilidade com os objetos. Veja como eu organizei o quarto da minha filha aqui e algumas sugestões de organização de brinquedos aqui.

kit-de-artes2

Kit de artes de férias da Alice 😀

O maior objetivo da agenda é aproveitar bem o tempo livre e criar alguma antecipação, possibilitar planejamento, inclusive, para evitar stress, caso o tédio não esteja sendo bem recebido em algum momento.

Considere as atividades como sugestões, mas acima de tudo, aproveite o tempo com a sua criança e não tente guiá-la o tempo todo… deixe que ela te guie e eu tenho certeza de que você vai revisitar lugares lindos que há muito tempo você não via. <3

bjs

Maíra Lewin

 

 

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: