FERRAMENTAS QUE AMO – PARTE 1

Olá, turma, tudo bom?

Hoje, estou iniciando uma nova série de posts aqui no blog da ¿O QUEFICA! para atender a um pedido que recebo com frequência, de vários amigos.

Sarah, me ensina a mexer nesses aplicativos que deixam a gente mais organizado?

Então, aqui vai a primeira lição: quem se organiza é você, não o seu aplicativo!!

Não adianta ter o seu celular e o seu computador cheios de ferramentas incríveis e maravilhosas, se você não cria uma rotina de uso para elas. Ainda não inventaram um app “autoorganizável” (nem sei se essa palavra existe), que capte as ideias e vontades na sua mente, e as organize automaticamente num sistema. Mas algumas ferramentas são, sim, uma mão na roda, e vou compartilhar com vocês aquelas que uso para compor o meu sistema de organização.

Existem, literalmente, milhares de aplicativos e programas para organização. Eu já testei vários, já mudei todo o meu sistema algumas vezes, e poderei mudar outras tantas, sempre que achar que o modelo atual não está funcionando para mim. E essa é a segunda lição:

 

o existe ferramenta certa ou errada. Você tem que criar o sistema que melhor funcione para as suas necessidades.

 

E por que eu estou falando em sistema? Porque um único sozinho não dá conta do recado.

Vamos voltar aos meus quatro passos para organizar qualquer coisa? E, se você não leu essa série, recomendo que volte quatro casas, antes de seguir adiante.

  1. mapeamento, onde eu crio uma lista de tudo que precisarei fazer
  2. cronograma, onde eu coloco prazos nas minhas tarefas
  3. recursos, onde eu coleto as ferramentas e conteúdo que precisarei para o meu projeto
  4. checkpoints, onde eu avalio se está tudo correndo conforme esperado

Para cada etapa dessas, podemos ter um ou mais aplicativos dando suporte no planejamento. Eu tento enxugar ao máximo essa lista, e trabalhar com:

  • poucas ferramentas (para concentrar todas as minhas coisas num lugar único, assim eu sei onde procurar)
  • integradas (ferramentas que conversem entre si – falarei mais sobre isso adiante)
  • multiplataforma (acessíveis pelo celular, no meu computador em casa e no trabalho)
  • compartilháveis (para trabalhar em equipe)

Ferramentas para planejamento de projetos profissionais

Existem várias ferramentas para gerenciamento de projetos profissionais, que podem ser implementadas em equipes. Não vou entrar nesse detalhamento, porque o foco da nossa série é o planejamento de projetos pessoais. O que não significa que você não possa usar uma ferramenta profissional para organizar sua rotina pessoal, ou que possa aplicar no seu trabalho qualquer uma das ferramentas que vou apresentar (eu faço isso).

Se você quiser saber mais sobre como se organizar em equipe no seu trabalho, entre em contato, e posso te passar algumas referências.

Sou tátil, old school, amo papelaria, não vivo sem a minha agenda!

Problema algum! É perfeitamente possível viver num mundo offline e ser organizado.

Você pode criar um bullet journal ou manter uma agenda ou planner muito bem organizado, com tudo que precisa para ser produtivo. Se esse é o seu caso, vou te deixar dois presentes, e já um teaser de uma ferramenta que eu uso muito, o Pinterest:

  • Bullet Journal. criei uma pasta cheia de referências desse modelo de organização em papel, que eu acho bem prático e tangí­vel. Quem não ama riscar da lista uma tarefa concluída? Também recomendo muito esse canal no Youtube, explicando o passo a passo de um bullet journal.
  • Planner. É uma febre, especialmente entre a turma que ama papelaria. apesar de eu achar lindo e bastante organizado, não me vejo carregando um na bolsa mesmo assim, criei uma pasta no Pinterest com vários modelos e referências, para você se inspirar.

A partir da semana que vem, vou detalhar bem detalhadinho como é a minha rotina usando as ferramentas que são vitais na minha organização:

 Todas são – ou possuem – versão gratuita, são multiplataforma, compartilháveis e possuem algum nível de integração.

Esses são meus fiéis escudeiros, meus parceiros de trabalho. Graças a eles, é difícil eu esquecer alguma tarefa, ou perder algum dado importante para um projeto. E, o mais importante, minha mente fica livre e relaxada para ter ideias, ser criativa, aproveitar os momentos de lazer.

 

Abraços e até a semana que vem!

Sarah.

***************************************

Está precisando de uma ajuda para pôr em ordem sua casa ou sua rotina?

Entre em contato conosco!

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: