FERRAMENTAS QUE AMO – PARTE 4

Turma, tudo bom?

No último post eu mostrei a vocês como organizo o meu calendário do Google, parceiro essencial para me manter organizada. Se você perdeu, volte aqui e leia o post.

Hoje, vou falar para vocês sobre uma ferramenta muito útil no meu processo de organização, mas que também é rede social, e uma biblioteca infinita de referências: o Pinterest.

 

Se você não sabe bem o que é o Pinterest, ou nunca usou, esse vídeo vai te explicar, em linhas gerais. Basicamente, ele é uma rede social (você pode compartilhar seu conteúdo, seguir pessoas, e ter seguidores), onde é possível colecionar e organizar referências.

Que tipo de referência? Qualquer coisa na internet! Desde que exista uma imagem associada a um link.

Salvando seus pins

Você pode salvar pins de três formas:

1. Fazendo buscas dentro do próprio Pinterest. É a forma mais comum e mais simples. Você pode, por exemplo, fazer uma busca por receitas de bolo de laranja:

Deu vontade? salvei essa busca pra vocês, aqui.

2. Salvando imagens de outros sites. A maioria dos blogs e sites já tem o botãozinho de “pin” logo ao lado das fotos, como no exemplo abaixo:

fonte: Appartment Therapy.

3. Salvando fotos que você tirou com o seu celular, pelo aplicativo do Pinterest, ou fazendo upload de imagens do seu computador. Essas fotos, não necessariamente, precisam ter link com algum site. Por exemplo: eu tiro fotos das minhas cerâmicas e tenho um board só com elas:

Organizando suas coleções

Todas as suas referências são organizadas em coleções (em inglês, eles chamam de boards). Você pode criar quantos boards quiser, e separar suas coleções da forma que fizer mais sentido para você. Alguns exemplos:

– cômodos da casa, com sugestões de decoração

– exemplos de um móvel ou objeto

– roupas, sapatos, bolsas ou acessórios

– receitas que você quer experimentar

– planejamento das suas próximas viagens

– casa ou apartamento que você quer comprar

– projetos DIY

– livros que quer comprar

– artigos para leitura

– referências para organizar uma festa

– coleções de fontes ou elementos de design

– referências para redigir seu currículo

O céu é o limite… Você pode organizar qualquer tipo de referência, contanto que tenha uma imagem associada.

Digamos que você esteja pensando em trocar de sofá, e esteja pesquisando em vários sites de lojas de decoração e revistas de design. Você quer organizar todas essas referências em um só lugar para, depois, tomar a decisão de qual comprar. Tudo que você precisa fazer é criar uma pasta no Pinterest, e colocar um “pin” nas imagens dos sofás que gostou, que todas as fotos (com seus respectivos links) serão salvos num mesmo lugar?

eu tenho um painel de sofás, vejam só como ele é  https://br.pinterest.com/sargollo/couch/

Compartilhando suas referências

O Pinterest é uma rede social. Isso quer dizer que você pode:

Seguir e ter seguidores: um ótimo começo para suas coleções é seguir marcas e pessoas que são referência para você. A maioria das marcas e blogueiros tem perfil no Pinterest. Você também pode seguir seus amigos ou outros perfis que descobrir nas suas buscas.

Compartilhar pins com seus amigos. Viu um pin que gostaria de mostrar para alguém? você pode enviar para alguém dentro do próprio Pinterest ou compartilhar via Facebook, Twitter, ou outras redes:

Criar coleções compartilhadas com outras pessoas. Há alguns anos eu e minha irmã tivemos uma marca de criação de papelaria personalizada. Nós usávamos muito o Pinterest para organizar nossas buscas e referências, criando pastas secretas compartilhadas, que só nós duas conseguimos ver. Era a melhor forma de ter nossas referências visuais todas organizadas em um só lugar.

Eu adoro o Pinterest. Além de ajudar a manter minhas referências organizadas e acessíveis em qualquer lugar, é simples divertido de operar. Prefiro mil vezes gastar tempo ocioso navegando pelo Pinterest do que pelo Facebook ou Instagram!

Se você ainda não tem uma conta, crie a sua logo, e comece a brincadeira!

Para dar um empurrãozinho, comece a seguir o meu perfil, lá tem muitas referências bacanas. Aproveite!

No próximo post, eu vou falar sobre a última das quatro ferramentas que eu amo. Foi a primeira que comecei a usar, e aquela que eu não abro mão, nunca. Apesar de eu compor meu sistema de organização com quatro ferramentas, poderia concentrar tudo em uma única, e seria essa.

Se, algum dia, tiver que escolher uma única ferramenta para levar comigo pra uma ilha deserta, Evernote, seu lugar está garantido.

Abraços, e até lá.

Sarah.


Está precisando de uma ajuda para pôr em ordem sua casa ou sua rotina?

Entre em contato conosco!


Clique e Veja mais…

Organize seu negócio

Vamos mapear seus processos e garantir que suas tarefas estejam te levando na direção dos seus objetivos.

Organize sua casa

Vamos organizar o que você precisar ou, quem sabe, a sua casa toda?!

Organize sua cozinha

Quer organizar sua cozinha e facilitar (muito) a sua rotina alimentar?

Arquitetura

Leve um arquiteto para casa e aproveite ao máximo o seu espaço…

Baixe Grátis

Baixe nosso guia gratuito com 10 passos para Acabar com a Bagunça de uma vez por todas! 

Acompanhe nossas dicas e novidades, siga a gente no Instagram…

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: