Por que você acha que tem pouco tempo para suas atividades?

Você corre o dia todo, faz centenas de atividades, algumas até no modo “automático” sem perceber e, mesmo assim, ao final do dia está exausta e parece não ter feito nada! A sensação é que as horas escapam por suas mãos e você tem pouco tempo para realizar tudo o que precisa ser feito.

Você não está sozinha. Muitas pessoas sofrem com este sentimento de que precisam de mais tempo para realizar as atividades cotidianas.

Falta de organização, mau gerenciamento do tempo, acúmulo de tarefas, cansaço, desânimo e falta de motivação são alguns fatores que nos levam a sentir como se não tivéssemos tempo suficiente para realizar todas as tarefas necessárias. E ainda desfrutar de um momento a sós, uma horinha para cuidar de nós mesmas ou fazer aquilo que nos dá prazer.

Como transformar o pouco tempo em produtivo, organizado e prazeroso? Vamos ver algumas maneiras de organizar sua vida e promover qualidade a esse pouco tempo.

Transformando o pouco tempo

Você já deve ter ouvido a frase “temos todo o tempo do mundo, não é mesmo? Pode parecer falácia, mas ela é uma afirmação verdadeira. A grande questão do tempo não é a quantidade dele, mas sim a qualidade. Quando aprendemos a otimizar nosso tempo, percebemos que conseguimos realizar muitas coisas e até desfrutar de mais horas de lazer.

E oposto também é verdadeiro, ao termos uma rotina desorganizada, realizamos menos tarefas e quase não descansamos. E é por isso que temos a sensação de estarmos com pouco tempo. Por isso confira as dicas especiais que separamos para você conseguir organizar o seu tempo.

Organizando o seu tempo

No livro “Os 7 hábitos das pessoas altamente eficazes”, o autor Steven Covey dá o exemplo de um lenhador que corta as árvores sem parar um segundo para afiar a serra. Ele apenas se concentra em executar a tarefa de cortar a maior quantidade de árvores possível.

Assim é com quem não sabe manter a organização do seu tempo. Você precisa dedicar tempo para “afiar sua ferramenta”, ou seja, ver como tornar-se mais produtivo e ainda ganhar tempo livre. A falta de organização sobre o tempo faz com que tarefas não executadas se acumulem e interfiram no convívio com a família, no lazer e até na saúde e no bem- estar.

Manter um cronograma de atividades, com número de horas bem definido para cada uma dela permite estabelecer prioridades. E isso é uma das melhores formas de organizar o tempo. Não permita que influências externas sabotem sua agenda e roubem horas importantes para alcançar sua meta diária. Por outro lado, procure não procrastinar. Saiba que deixar para amanhã pode comprometer a agenda do dia seguinte e causar mais sensação de frustração e arrependimento.

Estabelecendo prioridades

Estabelecer prioridades é a chave. Você precisa saber identificá-las. Sua saúde é prioridade? Então levante cedo para praticar exercício. Assim, as demais atividades do dia a dia não poderão roubar o tempo dedicado ao cuidado com você mesmo. Afinal, esta prioridade você já realizou logo no início do dia.

Assim é com as outras tarefas. É preciso definir as prioritárias e colocá-las por ordem de importância para que possam ser realizadas. Evite dar paradinhas para olhar o Facebook ou para ver o que o colega da mesa ao lado está fazendo.  Desta forma, certamente, no final do dia você terá tempo para as redes sociais e/ou para o papo com o colega.

Hora de parar

Ficar estendendo o expediente não é demonstração de eficiência e nem de controle de tempo. Não deu para terminar hoje, deixe para amanhã e comece por esta atividade. Estabeleça e obedeça a um horário para parar com as atividades de trabalho. E é claro que existem exceções. Num caso ou outro, sempre será necessário ficar até mais tarde. Mas isso não deve se tornar uma regra. O espaço para lazer e família também devem ser valorizados na sua agenda.

Essas são só algumas dicas para você tentar transformar o pouco tempo em tempo de qualidade. Lembre-se, você é senhora do tempo, é você quem o controla e não o contrário. Organize sua vida e terá tempo para tudo. Inclusive para a alegria, felicidade e para as coisas boas da vida.

As dicas ajudaram? Deixe seu comentário. E se gostou deste texto, compartilhe com suas amigas!

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: