Qual a origem da sua desorganização?

Muitas são as atividades de quem é mãe, dona de casa e empreendedora. No meio de tudo isso, não é fácil manter o controle e a organização e, embora seja um desafio, é importante manter cada coisa em seu lugar.

Este esforço acaba sendo uma grande ajuda para quem tem uma rotina corrida. Se você não consegue manter a organização em sua casa e em sua vida, é necessário descobrir qual a origem da sua desorganização.

 

A desorganização pode surgir tanto da falta de tempo quanto da falta de vontade, ou, ainda, quando a pessoa considera que têm coisas mais importantes para fazer e a organização vai ficando de lado. Vamos ver alguns motivos pelos quais você pode estar deixando de ser organizada? Confira.

“Não tenho tempo!” é um tipo de origem da sua desorganização

Essa, talvez, seja a maior desculpa de quem vive uma rotina atribulada e não consegue se organizar, seja em casa ou nos seus muitos outros compromissos. A gestão do tempo é essencial para quem possui muitas atribuições durante o dia, e estabelecer uma rotina baseada em prioridades e manter o foco em uma agenda bem definida pode fazer o seu tempo render mais.

Pense assim: o que realmente é prioridade? Qual a sequência mais lógica para cada tarefa a ser executada? Não se deve, por exemplo, ir à farmácia mais que uma vez na mesma semana, ao menos que haja uma emergência.

Outra dica: deixe aquilo que não é primordial para ser executado em outro momento, quando realmente for necessário. Estas atitudes ajudam a descobrir onde está exatamente a origem da sua desorganização.

Atropelar as tarefas

Você começou a tirar a roupa do varal, chegou mensagem de uma cliente e, ao mesmo tempo, seu filho acordou e chamou… Tudo ao mesmo tempo! Como lidar com isso e se organizar para fazer o que é mais importante primeiro?

Nossa tendência, como mulheres, mães e empreendedoras, é fazer tudo ao mesmo tempo, misturando as tarefas e correndo o risco de não executar nada direito e, ainda, sentir aquela culpa. Estabeleça uma ordem nas atividades e complete cada uma para depois iniciar outra. Prioridades, lembra?

“Não sei o que fazer primeiro”

Aí, possivelmente, está a origem da sua desorganização. Fica difícil se organizar sem saber por onde começar! Você é quem precisa saber o que deve ser feito em cada momento.

Será que vale levantar um pouco mais cedo e organizar as coisas do seu negócio antes que os filhos acordem? Arrumar a casa primeiro, atender aos filhos e quando eles estiverem na escola se dedicar ao negócio e responder às clientes?

Você precisa organizar as tarefas da maneira que melhor se ajustem ao seu dia, assim, evita fazer tudo ao mesmo tempo, de forma desorganizada.

“Depois eu faço”

Essa é a contramão daquele motivo de querer fazer tudo ao mesmo tempo. Achar que algo não é tão importante e que pode ser deixado para depois também é um erro.

Aquilo que incomoda e que é importante, faça primeiro. Assim, você se livra logo da tarefa, não fica “esbarrando” nela o tempo todo e sobra tempo para outras coisas. Experimente o lema “faça já!”, recomendado por especialistas em administração do tempo. Uma coisa é certa: você vai se sentir melhor e acabar descobrindo outros aspectos da origem da sua desorganização.

“Deixa ali, por enquanto”

“Agora não dá tempo de guardar, deixa ali, depois eu guardo”. Esse “deixa ali” pode durar dias… Cada coisa em seu lugar: assim fica fácil de achar algo quando precisa e tudo fica organizado, além de tirar aquela sensação de bagunça e coisas espalhadas.

A organização é um hábito a ser desenvolvido. Você precisa parar um pouquinho e analisar qual a origem da sua desorganização. Pergunte-se, como facilitar sua vida, e, a partir daí, estabeleça prioridades e ordem para executar cada tarefa – sem exaustão, sem culpa e sem desorganização.

Não consegue se organizar ou saber a origem da sua desorganização? Escreva pelos comentários qual é a sua maior dificuldade e até a próxima. 

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: