
Você quer escolher móveis novos ou saber como posicionar os existentes da melhor forma possível?
Então, esse texto é para você!
Não deixe de ler e colocar em prática as dicas do Julio, nosso arquiteto (e meu maridão! <3).
Não considerar os critérios necessários escolher móveis na hora de comprar e onde colocá-los em um espaço pode causar resultados, no mínimo, decepcionantes.
Quem nunca viu um cômodo entulhado de móveis, inúteis e desproporcionais? Eu já estive numa casa em que o armário, recém comprado, não coube na cozinha e foi parar no meio da sala.
Por isso é muito importante ter alguns critérios em mente na hora de escolher móveis para seu ambiente.
Se você quer uma solução otimizada de verdade, procure um/a arquiteto/a.
Acredite, se você nunca viu o impacto de um projeto feito por um/a arquiteto/a, você vai se surpreender, e muito, com as soluções e possibilidades que ele/a vai te oferecer.
De qualquer forma, essas dicas vão te ajudar a encontrar um caminho muito bom e que, vai te poupar de muitas dores de cabeça.
1. Defina o objetivo do espaço
Pergunte-se: o que você pretende fazer nesse lugar?
O uso que você vai dar para o ambiente vai definir o que será ou não será necessário ter no espaço.
Por exemplo, no quarto, você quer só dormir ou também trabalhar e assistir TV? Onde você vai guardar as suas roupas e demais objetos necessários para o uso pretendido?
2. Tire as medidas do seu espaço
Com uma trena, (se você não tem uma, compre, pois trata-se de uma ferramenta fundamental em uma casa) tire as medidas do espaço.
Definidos os objetivos, avalie quanto de espaço você tem disponível para setorizar cada uma dessas atividades.
Ou seja, ainda no exemplo do quarto, espaço para cama, para bancada de trabalho, para o guarda-roupas, apoio ou superfície para instalação da TV etc.
>>>Leia também: Vale a pena ter uma máquina lava-louça?
Se você quiser, pare aqui e, com as medidas levantadas, vá em uma loja de móveis e peça ajuda para avaliar as melhores opções para o seu espaço e objetivos.
3. Faça uma planta-baixa do espaço
Se você quiser aprofundar um pouco mais o aproveitamento do seu espaço, transfira as medidas levantadas para um papel milimetrado ou quadriculado e crie uma regra de proporção, conforme a dimensão do espaço. Por exemplo, cada 10 cm do ambiente equivalerá a 1 quadradinho do papel.
Assim:
4. Como escolher móveis perfeitos
Se você já tem algum dos móveis que vai utilizar, tire também as medidas e execute em uma representação de cada um dos móveis, a mesma regra de proporção definida para o espaço.
Se você não tem os móveis, pesquise na internet as dimensões daqueles que você pretende comprar. Dessa maneira você consegue escolher móveis com precisão e liberdade.
Recorte a representação deste mobiliário.
DICA: pinte cada elemento de uma cor diferente, pois isso facilitará muito a visualização deles sobre a planta-baixa que você desenhou. Assim:
5 – Definição da disposição dos móveis
Agora você vai colocar os desenhos dos móveis no espaço e vai avaliar se eles cabem e a melhor posição de cada um deles. Um pouco como que brincando de quebra-cabeça. Assim:
Teste 1:
Teste 2:
6. O que Considerar?
Avalie a compatibilidade entre o móvel e o espaço, considerando:
- os espaços de circulação;
- as portas;
- as janelas;
- as tomadas.
DICA: para você guardar o registro visual de cada opção de distribuição dos móveis, fotografe e depois compare os prós e contras e cada uma delas. Assim você pode escolher móveis com segurança.
No exemplo das imagens, digamos que a pessoa tenha os móveis, esteja de mudança e, seguindo esses passos, precise definir como colocar os móveis no quarto.
Pode ser que você descubra que precisará abrir mão de algum móvel, de algum objetivo ou recurso. Ou, no caso de você ter mais espaço, descobrir que cabe uma bancada de trabalho maior.
Pronto! Agora você sabe que está fazendo escolhas seguras.
Se você quiser saber como organizar muito bem as coisas no seu espaço, aproveitando bem seus móveis, então você precisa baixar esse material que eu fiz com um passo-a-passo simples e prático que vai te dar o caminho para Organizar as suas coisas de uma vez por todas!! 😀
Bjs
Maíra
Eu sou a Maíra Lewin, sou organizadora profissional e te ensino a usar a organização como ferramenta para encontrar o seu equilíbrio e fazer que você quiser.
Deixe uma resposta