Nesse post eu quero que você tenha muitas ideias para entrar em ação!! 😀
Eu vou te mostrar objetos e ações que me ajudam a manter a ordem que eu preciso para trabalhar em casa.
Trabalhar em casa pode ser complicado se você se sente incomodada ou atraída por tarefas ou demandas domésticas. Sobretudo, se a sua casa também for o seu ambiente de trabalho ela precisa te inspirar a trabalhar.
Se esse também for o seu caso, a gente vai fazer isso agora!
Trabalhar em casa não é trabalhar na casa!
Os cuidados com a casa são parte da rotina normal de todo mundo e eu falei bastante sobre isso nos posts sobre como se organizar sem empregada doméstica.
Então antes de simplesmente aplicar qualquer dica, avalie o que for melhor pra você.
Eu quero te contar como e porque eu faço cada coisa pra você entender e refletir como você pode fazer também.
Eu gosto de séries porque fica bem completo e detalhado sem ser gigante e cansativo, então vou começar pela sala e escritório/home office e depois vou seguir para os outros cômodos da casa.
A organização de cada um
Eu preciso de um espaço organizado e limpo para me concentrar de verdade. Se eu precisar dar conta de alguma coisa no meio do caos, vai rolar, mas vai ser bem mais difícil pra mim.
Entender e respeitar o limite de cada um é o melhor caminho.
Essa ordem que eu preciso já está inserida na minha rotina e fica fácil, principalmente por ter essas dicas q você vai ver todas em ação por aqui.
Leia mais no post: Organização pessoal: aprenda a montar um cronograma da rotina
A regra fundamental para qualquer lugar
Uma regra fundamental para a organização de qualquer lugar é: superfícies devem estar livres, seja móveis ou o chão.
Se você adotar essa única regra, já vai ver a diferença enorme que vai fazer para a sensação geral de organização e tranquilidade visual.
Uma coisa puxa a outra e o resultado é um ambiente livre de bagunça.
Como eu organizo a minha casa para TRABALHAR em casa: Sala e Home Office
Tudo começa pensando no objetivo do ambiente e na divisão do espaço para atender ao objetivo definido.
A sala, por exemplo, pode ser local de refeição, tv, brincadeira, convivência da família… A sala tende a ser um lugar cheio de objetos e centro da bagunça.
O Hall de entrada
Pense na entrada da casa como um lugar de transição entre a rua e a casa, tanto pra quem chega quanto para quem sai. O que você precisa ter para sair?! chaves, sapatos, coisas que precisam ser levadas…
Então um lugar pra deixar chaves, celular e pequenos objetos, uma sapateira para deixar sapatos e um apoio para sentar e se calçar ajudam muito.
Tem gente que gosta de ter um lugar para colocar bolsas nessa entrada, eu prefiro deixar nos quartos, um gancho pra cada um colocar mochila e bolsa q estiver em uso.
A minha experiência com cabideiros na sala é acúmulo de tudo que se pode pendurar de coisas de todo mundo da casa e muita bagunça…
Algumas dificuldades são previsíveis, né?! Então, pense honestamente na dinâmica da sua família e evite.
A mesa de jantar
A mesa de jantar é a superfície mais propensa a acumular tralhas diversas. Para evitar essas tralhas, defina uma regra inegociável com todos da casa: Proibido coisa largada em cima da mesa! 😛
Essa regra é muito importante pra gente que trabalha em casa, porque a mesa é uma ótima área de trabalho, mesmo que você tenha um home office.
Considere sempre que vc pode mudar de ambiente, criando estações de trabalho em lugares diferentes da casa.
Eu faço muito isso… Trabalho no escritório, um dia na mesa de jantar, na mesa da varanda, no sofá. Mudanças simples que fazem muita diferença no seu dia.
Especialmente quem tem criança… poder estar no mesmo ambiente deles, quando estão em casa, ajuda a conseguir trabalhar com eles por perto. (quando a tarefa pode ser interrompida, claro. 🙂
Espaço das crianças e utilitários
É muito bom ter um cantinho para as crianças serem proprietárias do espaço junto com toda a família. Pode ser uma mesinha e um lugar para guardar os brinquedos, por exemplo.
É comum ter coisas das crianças espalhadas pela sala simplesmente por não ter um lugarzinho especial para elas. Nada muito grande, talvez uma cesta, caixa ou algo que reúna de forma prática e bonita as coisas que moram na sala.
Pense em ter objetos úteis como puffs que servem de apoio e lugares extras, mesinhas dobráveis e decoração que seja fácil de manter e limpar.
Pense em ter tapetes e cortinas que facilitem… mesinhas de canto e centro só se forem realmente necessárias e com poucos objetos.
Olhe a sua decoração e questione! Se for difícil de manter, elimine. Guarde, doe… mude!
Leia mais no post: Dá pra ter uma rotina de trabalho organizada com crianças?
Capas
Sofá e pufes com capa ajuda muito a ter menos aborrecimento e um ambiente limpo e bonito.
A minha sugestão é, se der, faça uma boa capa de qualidade sob medida. É um investimento que vale muito a pena.
E o mais polêmico é: que seja branca!
Assim você coloca tudo na máquina junto com um bom sabão, um bom produto de tecidos brancos e um copo de água sanitária e a capa sai nova.
Aqui já teve todo tipo de acidente no sofá… Sucos, canetas, vinhos (copos cheios já foram derramados) e ela tá lá há uns seis anos, linda e branca. <3
Rotinas matinal e noturna
Todo dia antes de dormir passe uma geral e envolva sempre todo mundo.
Passe pelo ambiente recolhendo objetos espalhados, reorganizando os móveis, almofadas e brinquedos. Copos espalhados e tudo que estiver fora do lugar…
Cada um pega o seu!
A sala fica arrumada e será maravilhosa para ficar junto, descansar e trabalhar.
O importante é não deixar acumular. Fazendo todos os dias, será rápido e eficaz.
Leia mais no post: Como eu facilito muito meu dia com rotina matinal e noturna
Escritório / home office
Para trabalhar em casa, é muito bom ter um Home Office convidativo. E a organização do espaço cumpre essa função. Pode ser um cômodo, uma mesa no cantinho da quarto ou da sala ou uma caixa de material.
Tem que ter carinho com esse espaço porque ele pode acabar sendo depósito de papel e objetos diversos da casa, se não for respeitado como ambiente de trabalho.
Na falta de um cômodo especialmente dedicado para isso, você pode ter uma caixa ou uma bolsa com as suas coisa de trabalho, abrir de manhã onde quiser e fechar a noite quando acabar e guardar.
Material
Pense no que você usa, nos materiais que você precisa ter para trabalhar.
Pense no uso desse material ao longo do dia e aproxime do seu local de trabalho conforme a frequência de uso.
Não guarde papéis e objetos desnecessários, aliás, nem entre com eles em casa.
Ergonomia
Observe o seu conforto ergonômico, mesa, cadeira, apoio de pé, suportes ergonômicos de computador.
Eu tenho outro monitor, teclado, mouse sem fio. Eu gosto de poder mudar de posto de trabalho conforme a minha vontade. Vou pra outros lugares da casa, vou pro Starbucks ou outro café que eu queria passar um tempo ou tenha alguma reunião.
Pense nisso.
Iluminação
Iluminação é conforto, saúde e ergonomia. Tenha uma luminária bonita e adequada para o seu espaço e para as suas atividades.
Valorize muito isso!
Vídeo
(Obs.: Desculpe o vídeo um pouco tremido. Prometo que os próximos os outros todos estarão melhores. <3)
Nesse vídeo eu vou te mostrar a minha sala e o meu home office e eu espero que você se inspire e tenha várias idéias legais para a sua casa.
Me conta, ta?! 😀
Se você quiser organizar as coisas por aí, dá uma olhada nesse guia que eu escrevi com 10 passos para acabar com a bagunça de uma vez por todas!
Eu sou a Maíra Lewin, sou organizadora profissional e te ensino a usar a organização como ferramenta para encontrar o seu equilíbrio e fazer que você quiser.
Deixe uma resposta