Nesse post eu vou falar como organizar a alimentação sem empregada, pois é exatamente como eu vivo e muito bem. 😊
Não tem mágica, na verdade, é um sistema, simples, mas organizado.
Série sobre como organizar a rotina sem ajuda de empregada
Para te dar um panorama desse sistema, eu estou fazendo uma série de cinco posts.
Esse é o terceiro, sobre Alimentação, o anterior foi sobre Limpeza e os próximos serão: Lavanderia e Concentração.
O primeiro foi sobre Rotina e ele é a introdução da série, portanto vale dar uma olhadinha nele, também.
Nessa série, eu vou sugerir soluções para as principais dificuldades de quem não sabe como organizar as tarefas da casa sem a ajuda de uma empregada doméstica ou acha que não dá para ter conforto e uma vida tranquila sem ela.
A “necessidade” de ter essa figura na família é cultural e se você acha que não dá, eu te garanto que DÁ SIM!
Cuidar de uma casa não precisa ser um trabalho exaustivo. Tudo na vida é escolha. Você e a sua família podem escolher fazer diferente.
Olhaí eu e filhota fazendo panqueca! 😀
Se não contratar uma empregada for uma necessidade ou desejo seu, isso pode significar economia financeira e muito mais tranquilidade do que você imagina.
O método de organizar o cardápio
Sobre alimentação, eu uso na minha casa, ensino e aplico nas casas das minhas clientes um método super prático que eu ensino sempre por aqui.
Eu já expliquei um pouco sobre esse assunto no post Como ter comida boa e saudável todo dia, clique aqui para ler, e lá tem um monte de dicas legais. Vale muito a leitura.
Como organizar a alimentação sem empregada
Considerando que queremos falar como organizar a alimentação sem empregada, eu quero destacar 4 coisas:
Freezer
Ter um freezer faz diferença. Muita coisa pode ser congelada e manter uma ótima qualidade. Ajuda MUITO no dia-a-dia.
Inclusive se você não for muito de cozinhar, pode contratar uma cozinheira diarista e ter comida boa, caseira, pré-preparada com boa parte congelada para durar. Economia, praticidade e saúde.
Se puder e quiser ter um freezer, tem modelos ótimos, com bom preço e tamanho bem compacto.
O meu é esse. Não tem espaço para ele na minha cozinha, então colocamos ele no quartinho de serviço e ficou perfeito.
Lava-louças
Não tenho palavras para falar o quanto a lava-louças é uma ajuda GIGANTE na cozinha. Sobretudo se você quer organizar a alimentação sem empregada. Eu detesto lavar louça e não me preocupo mais com isso! 🙂
Alias, a organização da lava-louças por aqui é função do meu marido. A divisão de tarefas faz toda diferença também. Se for prático e estiver bem definido e conversado, dá certo.
Eu já escrevi sobre isso e mostrei a minha lava-louças aqui.
Poucos e bons utensílios
Eu sugiro que você tenha poucos utensílios (panelas, tábuas, facas, potes de vidro, equipamentos em geral), mas que sejam o melhor que você puder comprar. É muito comum ter acumulo de tralha na cozinha, por isso, pense duas vezes antes de comprar qualquer coisa.
Eles fazem muita diferença na facilidade de limpeza, agilidade de uso e qualidade da preparação.
Sobre equipamentos, invista apenas nos que forem práticos também na montagem, desmontagem, armazenamento e lavagem. Isso vai fazer a diferença, quando passar a animação inicial, entre ter mais uma tralha ou um equipamento útil no armário da cozinha.
Panela de pressão
É a maior mão na roda do mundo. Não tenha medo delas, as modernas tem tantos recursos de segurança que os riscos são mínimos. Eu uso MUITO a minha.
Airfrier
Tem dia que a gente cozinha numa agilidade incrível. Tendo alguma coisa encaminhada na geladeira é só esquentar e fazer um grelhado fresco na airfrier. É magia. Eu resisti a comprar uma e hoje uso muito a minha.
Dicas de Praticidade
Na cozinha a praticidade precisa reinar.
- Sempre que fizer alguma coisa tente agilizar outra.
Faça mais quantidade considerando uma forma de armazenar. Vai picar alho, já pica a cabeça toda e guarda o que sobrar. Vai fazer um estrogonofe, já faz um kilo de frango e congela o que sobrar… essa é a lógica para tudo.
- Sujou, limpe.
Deixe sempre um borrifador com um produto multiuso (diluído com 1/4 da água para facilitar e render) embaixo da pia e use o tempo todo nas bancadas e fogão. Vai limpando enquanto trabalha. quando terminar, ta feito.
- Mantenha o fogão, as bancadas e a pia, o mais livres e limpas possível.
Deixe exposto só o que for indispensável, equipamentos que não são usados todos os dias, podem ser guardados. Bancada cheia dá mais trabalho.
- Enquanto estiver cozinhando, já vai lavando o que der para evitar acúmulos.
Eu, por exemplo, enquanto cozinho, lavo itens de bambu ou muito grandes e deixo a máquina aberta para ir colocando o resto. No final da refeição, não tem nenhuma louça na pia!
Reduza, facilite e elimine
Em última análise uma ação que precisa estar sempre em mente é não deixe acumular!
Pergunte-se sempre: O que eu posso reduzir, facilitar ou eliminar?!
Se você estiver com isso em mente, os acúmulos serão mínimos e tudo vai ser mais fácil.
Se você tiver alguma dica que facilite a sua rotina na cozinha, me conta?! Eu vou amar saber e compartilhar aqui no blog.
Bjs e até o próximo.
Eu sou a Maíra Lewin, sou organizadora profissional e te ensino a usar a organização como ferramenta para encontrar o seu equilíbrio e fazer que você quiser.
Deixe uma resposta