• Skip to primary navigation
  • Skip to main content
  • Skip to primary sidebar
  • Skip to footer

¿O que Fica!

Organização e Arquitetura

  • SOBRE
  • BLOG
  • GRATUITOS
    • Cronograma de rotina sem empregada
    • Sua rotina sem correria
    • Organize suas coisas de vez
  • LOJA
  • NOVA AQUI?

Ferramentas que amo – Parte 2

Ferramentas que amo – Parte 2

Turma, tudo bom?

Na semana passada eu iniciei uma nova série aqui no blog da ¿OQUEFICA!, tratando de um assunto que todo mundo adora: ferramentas de organização. Se você não leu, sugiro que dê um pulinho aqui antes de seguir com a leitura deste post.

Hoje eu vou falar para vocês da ferramenta que é, literalmente, o meu cérebro fora do corpo, que não me deixa esquecer nenhuma tarefa e, ao mesmo tempo, libera espaço na minha cabeça para pensar em coisas bem mais legais =)

Eu já mencionei algumas vezes o GTD, e o quanto sou fã dessa metodologia. A quem tiver interesse, recomendo muito ler o livro do David Allen para conhecer mais sobre o assunto. E, um dos aspectos do GTD que eu mais gosto, é o conceito de “mente calma como água”, que é a ideia de ter um cérebro tranquilo e bem aproveitado, sendo criativo e produtivo, usando sua capacidade de armazenamento para boas ideias e aprendizados, e não para lembrar daquelas milhares de coisinhas do cotidiano, que a gente “guarda de cabeça” mas que, na real, poderiam estar armazenadas em outro sistema, que fizesse esse trabalho por nós e deixasse nossa mente livre para ser criativa. Pareceu complicado? Vou simplificar:

O que você prefere:

  1. acordar no meio da madrugada, cheia de dúvidas se pagou a conta de luz, a mensalidade da escola, o financiamento do apê.
  2. acordar no meio da madrugada porque teve uma ideia genial para um projeto.
  3. dormir a noite inteira, um sono relax, de quem não tá esquecendo de nada importante.

Mil vezes as opções B e C, né???

Para isso, minha sugestão é manter um sistema simples e confiável, onde anotar todas as suas tarefas, sejam elas recorrentes, parte da sua rotina, ou associadas a um projeto específico (lembre do MAPEAMENTO, a etapa inicial do planejamento de projetos, que eu expliquei aqui). E o sistema que eu uso, já há alguns anos, e no qual confio cegamente, não vivo sem, sou fã incondicional é o Todoist.

Por que eu amo o Todoist? Porque é…

… simples, mas com muitas opções de customização,

… multiplataforma, e funciona offline

… permite o compartilhamento e a delegação de tarefas para outras pessoas

… permite a criação de tarefas recorrentes e a colocação de prazos com data e hora

O Todoist tem versão gratuita e versão paga, que custa US$28.99 ao ano. A versão paga tem algumas vantagens, como os lembretes, comentários nas tarefas, salvamento de anexos e sincronização com o calendário do Google. Pago essa anuidade sorrindo, porque faz toda diferença na minha vida, mas a versão gratuita já é muito boa, e dá perfeitamente bem para se organizar só com ela, se esse for um investimento muito alto para você nesse momento. Acesse aqui para ver todas as diferenças entre as duas versões.

Para ilustrar como o Todoist funciona, eu criei uma conta gratuita. O cadastro é super simples, e logo na configuração inicial a ferramenta te mostra os exemplos de criar uma tarefa com prazo para hoje, e uma tarefa recorrente:

Depois desse setup inicial, você já abre na página inicial, que tem uma interface bem simples e amigável:

Para a Caixa de Entrada vão todas as tarefas que não forem atribuídas a um projeto específico. E eu uso como uma caixa de entrada mesmo, um repositório de informações sem classificação, onde eu vou colocando tudo que me vem à mente, para, depois, filtrar e classificar.

Os Projetos e os Filtros são editáveis. Você pode criar até 80 projetos e subprojetos na versão gratuita (o que é bastante coisa, acredite), ou 200, na versão paga.

Projetos

Para cada projeto em andamento na sua vida (ou no seu trabalho), você pode criar um Projeto no Todoist. Você pode, inclusive, criar dois “projetões” chamados “Pessoal” e “Profissional” e criar subprojetos embaixo deles para cada atividade em andamento, como na figura abaixo:

Cada projeto pode ser compartilhado com outras pessoas, a quem você pode delegar as tarefas, ou simplesmente permitir a visualização.

Dentro de um projeto você pode inserir quantas tarefas quiser, e elas podem ou não ter prazo, ser únicas ou recorrentes. Vamos pegar como exemplo os projetos pessoais acima. Vou criar algumas tarefas para cada um deles:

Digamos que eu queira dar uma data específica como prazo para minha tarefa. Nesse caso, tudo que eu tenho a fazer é escrever a data no corpo da tarefa, e o sistema “entende” que aquilo é uma data, e atribui o prazo:

Esses prazos podem ser revisados e atualizados, sempre que necessário.

Outro exemplo de utilização é como lista de mercado. Uso muito!!

Eu faço uma lista simples, com tudo que precisarei comprar, e vou alimentando sempre que vejo que algum ítem está acabando aqui em casa. Assim, na hora de ir ao mercado, é só abrir a lista.

E no caso das tarefas recorrentes? Contas da casa, por exemplo, que tem que ser pagas todos os meses, podem ficar em um único projeto. E, ao escrever a tarefa, é só digitar  “todoxx”, sendo xx o dia de vencimento da conta:

Quando eu marco o botãozinho redondo à esquerda, concluindo a tarefa para esse mês, a lista atualiza, mostrando a data da próxima ocorrência. Lindo, não?

Etiquetas e filtros

Esses são recursos da versão Premium, que não são essenciais, mas fazem toda a diferença. As etiquetas são ótimas para criar contextos. Você pode criar uma etiqueta para cada membro da sua família ou equipe, por exemplo, para agrupar todas as tarefas que dizem respeito a eles. Ou criar etiquetas para lugares onde você vai com frequência fazer compras, como @shopping ou @saara (essa é pra turma do RJ <3).

Já os filtros, que existem na versão gratuita, mas só são editáveis na versão Premium, permitem dar uma ordem de prioridade às tarefas. Uso bastante também.

I <3 listas

Um uso bacana do Todoist é para a criação de listas de “algum dia/talvez” (alô, GTD!). São aquelas coisas que você quer fazer, mas não tem um prazo, não são para agora, ou simplesmente para aquela lista de filmes, seriados, livros, viagens, que sempre cresce. Vejam como é a minha (eu mencionei que o Todoist suporta emojis 🙂 ?):

Dentro dessas listas eu uso bastante hiperlinks. Por exemplo:

Assim, eu posso catalogar links para artigos, vídeos no youtube, ou qualquer outro link.

Tudo bonitinho e organizado.

Hoje, todo o meu sistema de organização está baseado no Todoist. Do planejamento de projetos profissionais aos projetos e rotinas pessoais, incluindo aqueles que eu compartilho com o meu marido. O app fica aberto no meu desktop o dia todo, e eu tenho uma rotina bem pontual de atualização, sempre consultando o Todoist e revisando prazos e tarefas. E digo a vocês: a tranquilidade em saber que esse sistema “trabalha para mim”, armazenando todos as tarefas importantes da minha vida, não tem preço. É revolucionário, de verdade.

Eu poderia ficar aqui escrevendo mil e um argumentos sobre porque você deveria adotar o Todoist como seu gerenciador de tarefas, mas esse post ficaria quilométrico. Em vez disso, vou compartilhar com vocês a playlist oficial do Todoist no Youtube, com vários vídeos, tutoriais de navegação, e a explicação sobre todas as funcionalidades do Todoist, que incluem a integração com plataformas de e-mail como Outlook e Gmail, os atalhos de personalização (para criar textos em negrito e itálico, tarefas que não podem ser concluídas, entre outros truques) e sugestões de uso da ferramenta no seu dia a dia.

Fico à disposição de quem tiver interesse em conhecer mais sobre o Todoist e trocar ideias e dicas sobre sua utilização.

No próximo post, vou falar sobre outra ferramenta que é fundamental na minha organização: o calendário do Google.

Abraços, e até lá.

Sarah.


Está precisando de uma ajuda para pôr em ordem sua casa ou sua rotina?

Entre em contato conosco!


Clique e Veja mais…

Organize seu negócio

Vamos mapear seus processos e garantir que suas tarefas estejam te levando na direção dos seus objetivos.

Organize sua casa

Vamos organizar o que você precisar ou, quem sabe, a sua casa toda?!

Organize sua cozinha

Quer organizar sua cozinha e facilitar (muito) a sua rotina alimentar?

Arquitetura

Leve um arquiteto para casa e aproveite ao máximo o seu espaço…

Baixe Grátis

Baixe nosso guia gratuito com 10 passos para Acabar com a Bagunça de uma vez por todas! 

Maíra Lewin
Maíra Lewin

Eu sou a Maíra Lewin, sou organizadora profissional e te ensino a usar a organização como ferramenta para encontrar o seu equilíbrio e fazer  que você quiser.

Compartilhe isso:

  • Clique para enviar um link por e-mail para um amigo(abre em nova janela) E-mail
  • Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela) Facebook
  • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela) WhatsApp

Curtir isso:

Curtir Carregando...

Relacionado

Reader Interactions

Deixe uma respostaCancelar resposta

Primary Sidebar

Siga a O que Fica nas redes sociais!

  • Facebook
  • Instagram

Posts Populares

  • Organize qualquer coisa em quatro passos - Parte 1
  • Como se organizar para se reencontrar com vc mesma depois da maternidade?
  • 2 coisas que aprendi quando voltei ao trabalho após licença maternidade
  • Como manter a casa organizada trabalhando fora

Quem sou eu

Eu sou a Maíra Lewin, mãe de 2, especialista em organização e te ensino a usar a organização como ferramenta para encontrar o seu equilíbrio e sentir a leveza que só uma vida produtiva e realizada pode trazer!

Clique aqui para saber mais sobre mim. 😀

Contato

Entre em contato comigo em contato@oquefica.com.br.

Clique aqui e visite a loja para conhecer os meus produtos e serviços.

Tags

Alimentação saudável Ano novo aplicativos Brinquedos organizados Cardápio fácil Casa limpa Casa Organizada Consistência Cozinha organizada Criança Decoração Descarte Dica de organização dicas de organização Download Educação Empreendedorismo empreendedorismo feminino empreendedorismo materno Espaço otimizado ferramentas Foco Gestão de tarefas Gestão do tempo Home-office Hábito Listas Mapeamento Mudanças Organização Organização digital Organização infantil Planejamento praticidade na cozinha Processos Produtividade Produto organizador Quarto infantil Renovação Rotina Rotina de mãe empreendedora Rotinas Trabalho organizado vivendo sem empregada Vídeo

Pesquise um tema aqui:

Privacidade e cookies: este site usa cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso deles.

Para saber mais, inclusive sobre como controlar os cookies, consulte aqui: Política de cookies

Before Footer

Como funciona


1. Escolha o conteúdo

Eles são feitos para você e vão te ajudar a ter soluções rápidas.

escolha AQUI


2. Siga os Passos

Ganhe tempo com passos prontos, testados e comprovados.

Siga por AQUI


3. Viva o seu sonho

Aproveite o melhor da sua vida organizada e com tempo para fazer o que você quiser.

Comece AQUI

Footer

Como se organizar para se reencontrar com vc mesma depois da maternidade

Como se organizar para se reencontrar com vc mesma depois da maternidade?

Por Maíra Lewin

manter a casa organizada trabalhando fora

Como manter a casa organizada trabalhando fora

Por Maíra Lewin

oquefica

A gente já entendeu o problema. Agora a questão é: A gente já entendeu o problema.
Agora a questão é: 
Como mudar e envolver todo mundo (e não só as mulheres!) no trabalho de cuidado do dia-a-dia?

#diálogo #organizacão #amoremfamilia #mudancadehabitos #equilibrese
#oquefica #sobrecargafeminina
Pequenas mudanças no dia a dia podem fazer bem pra Pequenas mudanças no dia a dia podem fazer bem pra sua família e pra vc!! ❤️
#sobrecargafeminina #sobrecargamaterna #equilibrese #rotinafamiliar #oquefica
Com comunicação e organização a divisão de tarefas Com comunicação e organização a divisão de tarefas vai acontecendo...

#sobrecargafeminina #sobrecargamaterna #equilibrese #rotinafamiliar #oquefica #organização
Os hàbitos servem pra gente dar conta da vida gast Os hàbitos servem pra gente dar conta da vida gastando o mínimo de energia possível... e isso deixa a gente anestesiada e ligada no automàtico, muitas vezes sem entender de onde vem o cansaço... E como fazer diferente pra se sentir melhor!

Dar atenção e se esforçar pra agir diferente nas pequenas tarefas do dia a dia é um bom passo pra começar a mudar!

#sobrecargafeminina #sobrecargamaterna #equilibrese #rotinafamiliar #oquefica #organização
Tem que dividir esses pratos aí! #sobrecargafemin Tem que dividir esses pratos aí! 
#sobrecargafeminina #sobrecargamaterna #rotinafamiliar #equilibrese #oquefica
Bom diaaa! #sobrecargafeminina #sobrecargamaterna Bom diaaa!
#sobrecargafeminina #sobrecargamaterna #equilibrese #rotinafamiliar #oquefica
Com essa ação vc dá o primeiro passo na divisão eq Com essa ação vc dá o primeiro passo na divisão equilibrada de tarefas entre a sua família!

#sobrecargafeminina
#sobrecargamaterna #rotinafamiliar #equilibrese #oquefica
A rotina da sua família comunica muito!! Como ca A rotina da sua família comunica muito!! 

Como cada um está ocupando o seu lugar?! 

Isso é importante pra educação dos seus filhos e pra relação entre os adultos.

Não tem essa de faça o que eu digo, na vida é só observe o que eu faço! 

#sobrecargamaterna
#sobrecargafeminina 
#rotinafamiliar 
#organização 
#oquefica
#equilibrese
#combinados #familia #organização #sobrecargafemin #combinados #familia #organização #sobrecargafeminina #sobrecargamaterna #oquefica #equilibrese
Por que você não quer mais e acabou! Por que você não quer mais e acabou!
Eu me sinto aliviada quando eu me desfaço de coisa Eu me sinto aliviada quando eu me desfaço de coisas que estavam guardadas por hábito, mas já não eram mais úteis pra mim...

Abrir espaço nos armários e na vida é muito bom!!
 
Vc já sentiu esse alívio? Mudando o que?!

#sobrecargamaterna #sobrecarga #sobrecargafeminina #organizacão #oquefica #equilibrese
De tanto fazer as mesmas coisas do mesmo jeito a g De tanto fazer as mesmas coisas do mesmo jeito a gente já nem percebe mais... simplesmente faz pq é assim que sempre foi. 

Será que tem que fazer mesmo?! 

Tenta responder que não e vê no que vai dar... 

#organização #oquefica #equilibrese
Post do Instagram 18010196210631852 Post do Instagram 18010196210631852
[Repost @elastrabalham ] É um trabalho eterno, fí [Repost @elastrabalham ]

É um trabalho eterno, físico e mental cheio de amor e treta (a depender do dia em quantidades bem desiguais. 😅)

É organizar a vida em torno das nossas crias e seguir em frente, um dia de cada vez, antes que chegue a próxima virose e mostre que tudo pode sempre piorar. ..

🙃
Organizar o que está fora é um primeiro passo impo Organizar o que está fora é um primeiro passo importante pra organizar o que está dentro de você.

Quem nunca fez uma arrumação louca pq tava precisando  eorganizar as ideias?!

Organização é parte da vida e enquanto vc não encontrar a sua organização vc vai seguir se sentindo longe do seu melhor. 

Bjss
Esse home office foi um projeto super especial! C Esse home office foi um projeto super especial!

Cliente querida e antiga com objetos valiosos pra gente cuidar: livros e produções dela, inclusive!

Organizar é muito mais do que arrumação, sabe?!

É repensar as coisas e o espaço sim, mas é mais que tudo cuidar da gente! 🧡

A produtividade e a  beleza são consequências!! 

Vai rolar um post no blog dando detalhes do processo e eu volto aqui pra falar mais. 

Bjss
Vc se vê presa numa organização infinita que sempr Vc se vê presa numa organização infinita que sempre acaba virando bagunça....
É pq vc ta organizando a coisa errada!
Toda semana eu publico um blog post novo!! Se vc Toda semana eu publico um blog post novo!!

Se vc trabalha fora todo dia ou só às vezes... 
Se vc tem uma rotina caótica 
Ta sem tempo e a casa ta ficando um caos?! 

Esse post é pra vc!

Eu já falei sobre como se organizar pra trabalhar em casa e me pediram para falar sobre como manter tudo organizado trabalhando fora!

clica no link da bio e dá uma olhada.

www.oquefica.com.br/blog

Bjss
Parece fácil, mas é difícil... Vamos exercitar no Parece fácil, mas é difícil...

Vamos exercitar no fim de semana. 

O que vc vai fazer só por vc esse fim de semana?! 

Use a organização do seu tempo, não pra ser mais produtiva, mas pra ser mais feliz! 🌟
Antes de qualquer coisa... Saiba o seu objetivo!!! Antes de qualquer coisa... Saiba o seu objetivo!!!

Quer ganhar tempo pra fazer o que?!

 Organizar a rotina é fácil.. a questão é... 

Se vc sente sem tempo pode ser pq vc nao ta conseguindo descansar ou estudar ou dar atenção tranquila pros seus filhos ou uma saidinha com as amigas... 

Vc tem que saber o que vc quer com esse tempo e fazer!! A sensaçãonde realização vai ser ótima e vai substituir a de desorganização.

Quando vc arruma esse tempo e não sabe o que fazer com ele e aí...

Acaba rodando igual peru de festa ou pior vai arrumar uma gaveta de tralhas...

Vc vai continuar se sentindo sem tempo!

É certo!

Td começa pelo objetivo e aí organizar a rotina é fácil.
É só seguir esses passos aí do post.

Faz com atenção e me fala!!

Bjss
Maíra
Seguir no Instagram
  • Instagram
  • Facebook
  • Pinterest

2022. O que Fica - Organização Profissional e Arquitetura. Todos os direitos reservados.

 

Carregando comentários...
 

    %d