É comum a gente querer mudar um hábito para melhorar alguma coisa na vida.
A verdade é que mudar um hábito é tão difícil porque pra isso a gente precisa manter a força de vontade por muito tempo.
Sim, a gente pode manter uma dieta de 1.000 calorias e passar fome por uma ou duas semanas, mas logo essa força de vontade desaparece. E ainda bem… #quemnunca
E isso serve para qualquer coisa, a gente se esforça, mesmo odiando, por um tempo… até que acaba a força de vontade.
Mas e os hábitos que você já tem?
Mas que tal levantar para levar as crianças para a escola super cedo todas as manhãs, escovar os dentes ou ir trabalhar todos os dias?
Essas podem não ser as tarefas favoritas de ninguém, mas a gente faz diariamente sem o risco de ficar sem força de vontade.
Isso acontece porque elas já se tornaram hábitos. Elas estão tão arraigadas no que fazemos e quem somos que simplesmente fazemos sem nem pensar em pular um dia ou uma semana.
->->-> Leia também: Como organizar a rotina sem empregada.
E claro dependemos delas pra viver no dia-a-dia.
Não precisamos tomar uma decisão consciente todos os dias para trancar a porta, tomar banho ou dirigir para o trabalho. A gente simplesmente faz – é um hábito.
Há uma relação inversa entre mudar um hábito e força de vontade
Quando você quer criar mudar um hábito, é preciso muita atenção e força de vontade dia após dia.
Por outro lado, quando você começa a estabelecer esse hábito, ele vai se tornando automático e fica mais fácil e mais fácil até que você não tenha mais que pensar nisso.
Isso é muito importante, porque estar ciente dessa relação te ajuda a persistir.
Sabendo disso, você vai saber que, por mais que pareça super difícil no início, sair para correr de manhã cedo, ter rotinas de organização pessoal ou comer frutas no café da manhã pode realmente se tornar um bom hábito!
A boa notícia é que enquanto estamos nessa fase difícil de transição da força de vontade para mudar um hábito, nós podemos usar ferramentas para facilitar.
Por exemplo:
- Use uma lista de tarefas ou defina um lembrete para ajudar a permanecer no caminho certo.
- Encontre um parceiro de responsabilidade para que vocês dois possam se motivar mutuamente, principalmente quando o primeiro entusiasmo acabar.
- Antecipe ações simples como deixar as frutas já picadas ou separar as suas roupas de correr na noite anterior ( e já deixa os seus tênis na porta).
>>>Leia também: Como priorizar entre urgências (e zerar a sua lista de pendências!)
Antecipe as soluções de obstáculos previsíveis para mudar um hábito
Pense no que pode te atrapalhar ou desestimular e já antecipe uma solução. Faça o que puder para ajudar sua força de vontade até que você tenha tornado o novo comportamento um verdadeiro hábito.
Depois disso, será fácil e automático levar esse novo hábito para toda a vida.
Leia também: Mude o que você quiser com o poder do hábito
Saia do Automático e Crie Novos Hábitos
Ser capaz de mudar seus hábitos é a chave para organizar a sua vida e realizar o que você quiser.
Se você quiser, eu posso facilitar a mudança do hábito que você quiser com dicas e estratégias simples que funcionam no Áudiobook “Saia do Automático e Crie Novos Hábitos”.
O método Saia do automático e Mude seus Hábitos é um áudio book rápido e recheado de atalhos, que te mostra exatamente o que você precisa saber para entrar em ação e mudar (para melhor!) os seus hábitos.
Você pode receber ele no seu e-mail agora, ouvir quando e quantas vezes quiser e entrar em ação rápido com a ajuda do Workbook complementar e do bônus Chuva de motivação que vai te dar o gás que você precisa!
Veja aqui o Áudiobook + Workbook e, por um preço irrecusável, receba no seu e-mail imediatamente.
Eu sou a Maíra Lewin, sou organizadora profissional e te ensino a usar a organização como ferramenta para encontrar o seu equilíbrio e fazer que você quiser.
Deixe uma resposta