3 ações simples para organizar a sua vida digital

Para começar já com a mão na massa, se você quiser aprofundar um pouco e organizar a sua vida digital, eu fiz uma checklist gratuita com muito mais informação, itens necessários e práticos para te ajudar. Você pode baixar ela aqui. 🙂

A gente sabe que a tecnologia trouxe muitas soluções e um monte gigante de novas funções.

Na verdade são tantas que a gente nem consegue dimensionar e entender totalmente, até porque todo dia tem alguma novidade.

Eu nasci em 1980, vivi o surgimento do mundo e da vida digital e acho que nunca vou parar de comparar com o que vivíamos antes e de me surpreender. Pra mim, o mais marcante é a percepção de como o nosso acesso à informação era restrito e a lembrança de ir à biblioteca fazer pesquisa para os trabalhos da escola. E pra você? O que te marcou mais?

Cada um tem uma perspectiva, a depender da idade, do gosto, dos interesses… mas a verdade é que o impacto foi gigante pra todo mundo.

Você quer alguns exemplos engraçados?

A minha mãe, de 70 anos, diz que o Ipad foi o MELHOR presente que ela ganhou na vida TODA!! hahaha

E a minha filha, de 3, só assiste vídeos sob demanda, então quando vê televisão reclama muito e não entende o que é o intervalo comercial, nem porque ela não pode escolher o programa que vai assistir.

Mais liberdade

Eu vejo que, em resumo, a grande mudança é que nós ganhamos liberdade.

A minha mãe se sente livre, pode pesquisar, entender, descobrir e ver qualquer coisa. Escolhe o que quiser e o que ela escolher está disponível e tem de todo tipo.

A minha filha, já nasceu livre. Escolhe o que quer e não entende o que é diferente disso. Quando a gente tem escolha, não assiste intervalo comercial, nem, muito menos, o programa que alguém quer que a gente veja.

Eu tenho certeza de que um dia, ela também vai precisar organizar a vida digital dela.

O revolucionário é, sem dúvida, a LIBERDADE.

Nós estamos livres para fazer parte, se comunicar, estudar, conhecer lugares, bibliotecas, cursos, museus, imagens, histórias e até pessoas que seriam inacessíveis há muito pouco tempo atrás.

Mas, a liberdade é, em última análise, um labirinto de escolhas.

 

Eu tenho pensado muito sobre isso recentemente e venho tomando decisões importantes para organizar a minha vida digital. Eu acredito que o meu tempo é o meu bem mais valioso e eu não quero desperdiçar ele.

Dei alguns passos atrás e te sugiro pensar nisso, pois eles estão diretamente relacionados com a nossa rotina, produtividade e tranquilidade.

->->-> Leia também: Muita coisa para fazer no trabalho?! Organize seus processos.

3 ações simples para organizar a sua vida digital

  1. Evite buscar descanso navegando pelas redes sociais.
  2. Esvazie a sua caixa de entrada de e-mails.
  3. Desabilite as notificações, principalmente, do WhatsApp.

As Redes Sociais

Elas são comprovadamente sugadoras de tempo e não promovem muita coisa de valor.

Não me diga que você trabalha nelas… eu também trabalho. Uma coisa é trabalhar e outra é buscar descanso ou  ficar navegando indefinidamente sem nem se dar conta do tempo “perdido”.

Pode ser difícil mudar a forma como você lida com elas atualmente, porque já se tornou um hábito ou, em alguns casos, até um vício.

Então, como parte do seu processo de organização da sua vida digital, eu quero te sugerir que você pare um pouco para lembrar o que você fazia nos momentos de tédio ou de descanso, antes de ter a internet nas mãos.

Eu, por exemplo, ouvia música ou algum podcast, lia, assistia um DVD legal… então eu tenho feito isso. Ouço o Spotify e resgatei o meu ipod, que virou, praticamente, item de museu, rs mas funciona maravilhosamente. E leio livros físicos ou o meu e-reader (que é um kobo). Tenho valorizado meu antigo hábito e lido bem mais…

Eu não estou falando para abandonar os recursos digitais, mas sim reforçar o uso deles a seu favor.

Pense sobre isso: Você não precisa saber de tudo, nem ter opinião sobre tudo.

Se as pessoas falarem sobre alguma coisa que você não soube, pergunte e será uma ótima razão para iniciar um papo presencial. 🙂

Se você quiser dar um tempo de estar online e tiver dificuldade em desapegar, apague os aplicativos do celular. Se você trabalha online, deixe apenas o aplicativo de gerenciamento de página do Facebook e configure só seu perfil profissional no Instagram. Você vai acessar o que for preciso com menos agilidade, normalmente, pelo navegador.

Veja como você se sente e busque o seu equilíbrio para organizar a sua vida digital.

O e-mail

A caixa de entrada é uma entrada para algum lugar… rs não deixe coisas ali paradas.

Não pense que você vai controlar informações e pendências por ali. O e-mail é um correio eletrônico, não uma ferramenta de gerenciamento de tarefas.

Vai ser muito mais fácil e produtivo se você usar a ferramenta certa para cada objetivo. (e eu falo muito sobre isso aqui no blog)

  • Apague imediatamente as besteiras.
  • Cancele assinaturas que não te interessam.
  • Arquive o que for importante em uma pasta “Arquivados”. Se precisar achar alguma coisa, bastará pesquisar.
  • Crie uma pasta  “Aguardando resposta” para os e-mail com pendências em andamento.
  • Consulte seu e-mail, em momentos pontuais e estratégicos e, no resto do tempo, mantenha ele fechado.

O WhatsApp

  • Configure para não baixar mídias ou o seu celular vai explodir de tanta tralha.
  • De tempos em tempos apague tudo. Você pode até restaurar o aplicativo e zerar ele totalmente. #alívio
  • Se você for uma usuária muito ativa, quando precisar se concentrar em alguma coisa, desligue todas as notificações. Se for algo importante, alguém vai te ligar.

Sobre desligar as notificações, você pode aplicar em todos os seus aplicativos.

E está tudo bem! 🙂

A escolha é sempre sua

Liberdade!

Você controla as suas escolhas.

A gente quer poder trabalhar de casa, conversar com uma amiga que mora no Japão, ter notícias da galera da faculdade, ouvir música e ver bons filmes à vontade, estudar no melhor horário,  conhecer conteúdo legal de gente legal… (eu! :D)

Mas quem decide é você, agindo com consciência e não reagindo por hábitos automáticos e até prejudiciais.

Checklist grátis de Organização Digital

Para te ajudar a organizar a sua vida digital, eu fiz uma checklist com muito mais informação, itens necessários e práticos para te ajudar. 🙂

Ela é grátis e você pode baixá-la aqui.

Espero que te ajude a ter mais liberdade, controle e produtividade. 🙂

bjs

Oi!
Eu sou a Maíra!
Mostro o caminho rumo ao tal equilíbrio entre nossos papéis na vida…
Como?! Organizo e ensino a organizar o uso de (quase) tudo que mais importa: seu tempo, sua atenção e o seu espaço.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: