
Você gostaria de descobrir um jeito de mais do que organizar as coisas, de mantê-las organizadas?
Você se sente frustrada depois de perder um tempão arrumando alguma coisa à toa, porque simplesmente não dá pra manter organizado?
A organização dura um tempinho, mas logo a bagunça volta. Até porque manter é tão cansativo quanto organizar….
Está aí um assunto do qual eu gosto de falar, porque, normalmente, as pessoas tratam a organização, na maioria das vezes com dicas práticas e pontuais, mas que nem sempre resolvem o problema de verdade.
O definitivo é as coisas mudam
Em todos esses lugares, eu falo sobre um processo de 10 passos, que não termina no décimo passo. Organizar as coisas é, assim como tudo na nossa vida, uma tarefa viva e mutável. A rotina é agitada, os nossos hábitos, da casa e da família mudam o tempo todo, por diversas razões – e é assim mesmo para todo mundo.
Ainda bem! Imagina que saco se fosse tudo um marasmo eterno?
Nada é definitivo na vida, por que o processo de organizar as coisas vai ser?! O que tem que ser definitivo é a consistência das suas ações.
Uma organização definitiva não se limita a dicas especificas de como dobrar uma peça de roupa ou organizar seus potes no armário da cozinha. O que eu falo é sobre um processo, sobre atitudes e etapas de tomada de consciência do seu espaço e das suas coisas.
Se você tem essa consciência e toma suas ações apoiada nela, vai conseguir manter as suas coisas organizadas e acabar com a bagunça de uma vez por todas.
A verdadeira dificuldade de organizar as coisas
É fundamental que cada uma das suas coisas tenha um lugar, e isso não é nenhuma novidade, é conceito básico de organização.
Mas, como você define esses lugares e mantem as coisas organizadas neles?! Essa é a grande dúvida e, também, um grande exercício, que, muito provavelmente, não será definitivo.
Eu gosto dessa imagem do lego. O objetivo é mudar e recomeçar para criar a nova forma que a gente quiser.
Eu quero que você pense assim quando for reorganizar alguma coisa.
E a solução para organizar as coisas e mantê-las organizadas é…
Tenha consciência das suas coisas e do espaço que você tem. Dê para eles o uso mais adequado à sua rotina.
Organizar de vez as suas coisas, o seu espaço e a sua vida é uma contínua adaptação feita em equilíbrio com as suas necessidades. Pode até parecer contraditório, mas não é.
Em resumo, eu te sugiro fazer o seguinte:
Em primeiro lugar, sempre pense no uso que você dá para as coisas e mantenha apenas aquelas que realmente são úteis.
- Defina o melhor lugar para guardar as suas coisas. Pense no tamanho do espaço e no quanto você precisa mexer nelas no dia-a-dia. (IMPORTANTE: Pense um pouco antes de agir por hábito. Talvez uma pequena mudança no lugar onde vc guarda alguma coisa possa mudar tudo).
- Depois, mantenha elas lá, insista, seja consistente, pois só assim você muda um hábito antigo e consegue manter a mudança.
- Se, ainda assim, não estiver funcionando e for um esforço muito grande para você mantê-las lá, pare e pense o que poderia melhorar.
- Será que há outra forma? Pergunte-se de novo “como eu interajo com essas coisas?”. “O que da minha interação com elas está desalinhado com a forma como elas estão organizadas?”. E, se for preciso, mude!
O exemplo dos documentos na gaveta
Um bom exemplo é o caso dos documentos que você costuma guardar em uma gaveta há anos, mas com o passar do tempo eles já não cabem mais lá.
Por falta de espaço na gaveta, você começou a deixar novos documentos em lugares diferentes e acaba não encontrando nada, quando precisa.
Eventualmente você tira um tempo para organizar esse gaveta, mas a bagunça acaba voltando. E você se sente frustrada e refém da bagunça.
Nesse caso, não basta “arrumar a gaveta”, você precisa repensar a forma como você organiza os seus documentos e tirá-los de lá. Simples assim, afinal a gaveta já não tem espaço suficiente para eles. Além de não ser um lugar seguro para coisas tão importantes.
Depois que você fizer essa mudança e colocar os seus documentos em caixas adequadas em um lugar seguro, você não pode se deixar levar pelo hábito e continuar colocando novos documentos nessa mesma gaveta.
Dê um novo uso para ela e persista em guardar os seus documentos no lugar certo.
Repense
Pense em alguma coisa que você vem tentando organizar há muito tempo sem sucesso e faça esse exercício.
Eu te garanto que agora sim, vai dar certo.
bjs
Maíra Lewin
Obs.: Se você quiser saber um pouco mais sobre como organizar as coisas, comece pelo guia gratuito Organize suas coisas de vez. Você também pode assistir esses vídeos.
Você já tentou se organizar e achou que não deu certo? Me fala sobre a sua experiência, quem sabe eu posso te ajudar?
Eu sou a Maíra Lewin, sou organizadora profissional e te ensino a usar a organização como ferramenta para encontrar o seu equilíbrio e fazer que você quiser.
Deixe uma resposta