Organizar um quarto infantil é sempre um desafio, porque eles têm muita coisa: roupa, brinquedo, material de arte, material escolar…
A gente quer que nossas crianças consigam se divertir e descansar no quarto e, ao mesmo tempo, mantê-lo organizado.
É isso mesmo, não é simples!
Se você quiser facilitar, eu fiz um checklist bem prático para você organizar o quarto da sua criança. É gratuito e você pode baixar aqui. <3
As coisas acabam se espalhando pela casa. Se a gente não criar uma rotina bem estruturada que os ensine a manter a organização a coisa toda pode sair do controle.
Eu sou a favor de envolver as crianças em todas as atividades da casa. A minha filha tem livre acesso a todas as coisas seguras e devidamente autorizadas que ela já aprendeu quais são.
Vou aos poucos explicar aqui como eu mantenho essa rotina com o quarto e a casa organizados com criança pequena, sem empregada e gerenciando o meu negócio.
Do quarto tradicional para um formato inspirado no método Montessori
Esse post é sobre o quarto dela. A minha filha nunca foi feliz no berço e nós fizemos essas alterações quando ela tinha 1 ano e 3 meses.
A Alice sempre gostou de espaço, até dentro da minha barriga. Pelos chutes parecia que ela estava se sentindo um pouco apertada. rsrs
Sou uma admiradora do método Montessori. Leio bastante sobre o assunto, mas não sou habilitada a falar sobre ele. Por isso não tenho a pretensão de falar sobre Maria Montessori e o método criado por ela.
Eu normalmente indico um blog que trata do assunto com maestria, o Lar Montessori, Se você tiver interesse em conhecer os conceitos, não deixe de visitá-lo.
Eu digo que o quarto foi inspirado no método e não que eu segui perfeitamente ele. Mesmo não atendendo a todas as recomendações foi o suficiente para nós.
Eu conheci o método Montessori depois que o quarto da minha filha já estava todo montado. A única coisa que eu tive tempo de fazer foi comprar esse móvel de brinquedos baixinho.
O resto foi super convencional, ou seja, berço, cômoda, prateleiras altas e poltrona de amamentação. Assim eu comecei a organizar um quarto infantil.
Não tenho nada contra esses móveis, pelo contrário, gostava muito dos meus e usei bastante todos eles, mas o berço sempre foi controverso.
Eu sentia que a minha filha não era feliz nele, mas isso ficou mais evidente depois que ela começou a andar com mais segurança. Ela ficava muito irritada cada vez que acordava e se via entre as grades.
Então precisamos pensar em como organizar um quarto infantil que fosse realmente a cara dela.
Enfim, a minha experiência foi a seguinte: ela ficou em um moisés no meu quarto até os 2 meses. Foi quando a gente achou que ela estava incomodada com o pouco espaço do moisés.
Mudamos ela para o berço e ela passou a ficar muito mais tranquila e dormir melhor. Fomos descendo o estrado do berço, conforme ela foi crescendo. Até que um dia ela voltou a demonstrar desconforto e eu decidi desmontar o berço e colocar o colchão no chão.
Para organizar um quarto infantil é fundamental priorizar a experiência e a segurança da criança.
Organizar um quarto infantil com conforto, proteção, mais espaço e interação para o bebê
Existem muitas dúvidas quanto à segurança e ao conforto do bebê no chão. Eu não quis investir em móveis, pois entendo tratar-se de fases muito curtas e que não justificam o investimento.
Além disso, já me bastava o berço que viraria uma mini-cama desmontado precocemente. rs
Então o que eu fiz foi colocar o próprio colchão do berço no chão em cima de placas de EVA. Para dar um pouco mais de conforto coloquei um tapetinho colorido, desses que se usa para fazer ioga, que ela adora. Fiz também almofadas que ficam na cama durante o dia e vão para as laterais à noite.
Nas primeiras noites ela rolou para fora do colchão. Mas foram poucas vezes e não me pareceu ter sido nem um pouco traumático. Pelo contrário, ela estava visivelmente mais feliz com o quarto, inclusive durante o dia.
Organizar um quarto infantil também pode ser motivo de felicidade para o seu bebê.
Sem o berço, o layout do quarto mudou completamente, ficou bem mais espaçoso e ela passou a ter independência. Se você quiser fazer um estudo semelhante de um espaço na sua casa, conheça o Papo com o arquiteto. 🙂
Além da cama estar no chão, eu organizei um pouco melhor os brinquedos.
Uma excelente maneira de organizar um quarto infantil é colocar uma caixinha de livros no chão. Nela eu variava os livros que ficam nas prateleiras muito altas para ela.
Essas prateleiras foram colocadas considerando os móveis anteriores do quarto. Por acharmos que em pouco tempo ela alcançaria, então não mudamos. Bastou apenas colocar outras prateleiras abaixo delas.
Tinha ainda a piscina de bolinhas, que era o amor dela… Vivia se jogando nessa piscininha, uma fofura. Tudo comprado no Saara, baratinho. Ah e tem o espelho de acrílico que ela curte bastante, mas bem menos do que eu achei que seria.
Na porta eu coloquei um protetor para deixar a porta sempre aberta, caso ela acorde e queira ir para o meu quarto de madrugada. Eu fecho as outras portas da casa, então ela não tem outra opção além do meu quarto, por isso não há perigos.
Além disso temos ainda a bolsa dela que fica penduradinha atrás da porta.
A organização do armário
Eu organizei o armário em roupeiro e guarda-roupas dela.
O roupeiro estou mostrando nas fotos por que sei que o pessoal sempre fica curioso em saber como são os armários na casa de uma organizadora, né?! rs Depois falo melhor sobre ele.
O armário dela não tem muito segredo. Tem também um cesto grande onde eu guardo os brinquedos que não estão em uso. Eu diria que ela não tem muitos brinquedos, mas ainda assim não coloco todos no uso.
Eu optei por esse cesto porque se eu abrir a porta ela não vê o que tem dentro. Organizar um quarto infantil também exige umas táticas espertas. rs
A foto das portas fechadas é para vocês verem que esse armário foi reformado só com a mudança das portas e da lateral. Quando fizemos a decoração do quarto, essa foi a solução perfeita para aproveitar os armários antigos que estavam em ótimo estado.
A cômoda continuou no quarto, em posição diferente, ela ficava abaixo da prateleira. Nós estudamos as possibilidades de disposição dos móveis com objetivo de deixar o máximo possível de espaço livre para ela brincar. Mais um desafio na hora de pensar em organizar um quarto infantil.
A cômoda serve como superfície de apoio para mim. As gavetas são muito usadas para guardar as roupas dela e eu acho que serão ótimas para quando ela crescer um pouco mais e quiser escolher as roupas que vai usar. Vamos ver como será.
As descobertas e o método Montessori
Eu sou mãe de primeira viagem e as descobertas são muitas, sobretudo quanto à interação dela com o mundo.
É muito amor né?! <3 A gente quer o melhor para eles.
Eu acredito em observar e ir apoiando o desenvolvimento com o que a gente pode e tem de melhor, com limites sim, mas com muita liberdade.
Tem gente que diz que a influência do método Montessori é uma moda. Eu diria que foi uma descoberta maravilhosa e que nos enriquece muito a cada passo da maternidade. Vai muito além de apenas organizar um quarto infantil.
Se você quiser saber fornecedores ou qualquer outra coisa sobre o quarto da Alice, deixa um comentário ou me manda uma mensagem. Será um prazer responder.
Eu fiz um checklist bem prático para você organizar o quarto da sua criança. É gratuito e você pode baixar aqui.
E você, como você organiza um quarto infantil? Conhece o método Montessori? tem interesse no método?
Eu sou a Maíra Lewin, sou organizadora profissional e te ensino a usar a organização como ferramenta para encontrar o seu equilíbrio e fazer que você quiser.
Deixe uma resposta