Todo mundo sabe que o melhor é ensinar a criança desde cedo para que ela adquira bons hábitos. Comer bem, se cuidar, ser gentil com o próximo…
O que não é tão óbvio é que o compartilhamento das tarefas domésticas também devem fazer parte dessa formação e desenvolvimento dos pequenos.
Além disso, eles gostam muito de ajudar e participar.
Incluir as crianças na organização da casa pode ser divertido e de grande valor para todos os envolvidos. E é também uma forma de estreitar os laços familiares, educar e ajudá-los a se tornarem adultos preparados para gerenciar um lar.
Fica muito mais fácil pra todo mundo. Tarefas domésticas fazem parte da vida e, cada dia mais, são difíceis de serem terceirizadas.
Ensinar, divertir e compartilhar
Envolver as crianças na organização da casa, além de ser uma grande ajuda para os pais, pode trazer divertimento e muitos ensinamentos para os pequenos.
Afinal, estamos passando para eles a noção de como é importante cuidarmos juntos do lugar em que vivemos. E, atenção, isso vale para meninas e meninos: os dois devem saber como cuidar da casa.
Seja o exemplo para incluir as crianças na organização da casa
De nada adianta querer ensinar algo que você mesmo não pratica. É importante que você participe, valorize a sua própria organização e mantenha o ambiente limpo e organizado.
Suas crianças vão aprender com aquilo que veem sendo feito ao seu redor.
>>> Leia também: Como planejar as férias da criançada
As crianças sempre podem ser envolvidas em algumas tarefas que sejam compatíveis com a idade e que não tragam risco à saúde ou de acidente.
Na medida em que vão crescendo, as tarefas vão se tornando mais elaboradas e adequadas à faixa etária.
Crie um quadro de tarefas
Crie um quadro bem colorido, de preferência junto com a criança, e nele inclua as tarefas que as crianças devem realizar. Use desenhos, comece com ações simples, demonstrando como faz.
Sempre fique por perto para oferecer apoio e companhia, para garantir que ela não vai se machucar e para o caso dela precisar de alguma ajuda.
Estabeleça uma rotina para as atividades para incluir as crianças na organização da casa e acrescente algumas tarefas domésticas que ela possa realizar, como guardar seus brinquedos, dobrar suas roupas, jogar coisas no lixo etc.
Envolva as crianças na organização da casa dividindo as tarefas de forma que não se tornem exaustivas e não tomem muito tempo ou ela vai se distrair com outra coisa ou evitar a tarefa.
Também é importante que elas sejam distribuídas de forma igualitária entre irmãos.
Uma boa forma de estabelecer rotinas é incluir também as demais tarefas que ela deve realizar na sequência. Assim, a própria criança terá a visão do que precisa fazer e se sentirá mais independente ao realizar as tarefas sozinha.
Estimule o senso de responsabilidade
Permita que ela tenha autonomia e acesso aos seus próprios objetos e aos que ela mais utilize na casa.
Deixe que pegue e guarde sozinha seus utensílios de cozinha e roupas, por exemplo, mesmo que não seja do seu jeito. Isso a fará se sentir responsável e útil, além de incentivar ainda mais a ajuda.
Não critique, ensine
A possibilidade de ser útil gera na criança autoconfiança, estímulo e a vontade de ajudar, e ela faz com prazer e alegria.
Por isso, evite brigas ou castigos.
Caso a tarefa não esteja sendo executada da forma que deve ser, não brigue com a criança para não a desestimular ou fazê-la desistir. Seja paciente e ensine a forma correta, mesmo que isso se repita mais algumas vezes.
Demonstre reconhecimento
Valorize sempre o trabalho executado e atenção com o uso de recompensas. A criança não deve ficar mal-acostumada e realizar a tarefa simplesmente para ser recompensada. Afinal a vida não é assim, mas vai… às vezes… quem não gosta de um presentinho de vez em quando por ter sido responsável. 🙂
A interação entre pais e filhos é sempre benéfica para as crianças. Até mesmo no trabalho, elas podem desfrutar de momentos alegres, agradáveis e de aprendizado.
Além de formar um futuro adulto organizado, ele também será uma pessoa que buscará sentir prazer no que faz e executará seu trabalho com carinho.
Como eu faço em casa
Na minha casa, os brinquedos ficam organizados em caixas transparentes e bem categorizados. Os meus filhos cresceram acostumados com isso e ficam muito incomodados quando não encontram alguma coisa que querem no lugar certo.
>>>Veja também:[Vídeo] Decoração e organização de quarto de menina e menino (Bonito e prático!)
Dito isso, eu sempre convido eles a participar de tudo em casa, seja para ficar perto de mim enquanto eu estou fazendo, seja para fazer junto comigo.
A casa é nossa e todo mundo precisa colaborar.
Isso é um mantra na nossa família. Cada um do seu jeito, no seu tempo, TODOS colaboram.
A mais velha já usou muito os quadrinhos infantis de rotina (são bônus do Equilibre-se com sua Casa Organizada) e o mais novo já nasceu gostando de tudo organizado.
É um trabalho de forminguinha, né?! Educar filhos. O importante é ser consistente e firme sem perder o carinho.
Claro que a relação dos adultos com a organização ajuda muito a servir como exemplo. A gente aqui conversa muito e já pegou o jeito de se apoiar.
Tem dias mais fáceis outros mais desafiadores… todo mundo tem liberdade e autonomia e valoriza isso… então vamos seguindo devagar e sempre, um dia de cada vez, né?!
E com muito amor! <3
Como você envolve as crianças na organização da casa? Conta pra mim pelos comentários e até a próxima.
Equilibre-se com a sua Casa Organizada
Se você quiser saber em detalhes como organizar as coisas das crianças, brinquedos, roupas, gavetas, armários… tudo que eles precisam para ter autonomia e colaborar com a organização, no Equilibre-se com a sua casa organizada tem uma aula especialmente sobre isso e vários tutoriais que vão resolver a sua vida. 😀
Clique aqui e conheça o Equilibre-se com a sua Casa organizada.
bjs
Eu sou a Maíra Lewin, sou organizadora profissional e te ensino a usar a organização como ferramenta para encontrar o seu equilíbrio e fazer que você quiser.
Deixe uma resposta