Se o Papai Noel passa na sua casa, então é muito provável que as crianças estejam ansiosas pela visita dele.
Essa é uma ótima oportunidade para aproveitar o clima de bondade, renovação e comunhão desse período e passar um tempo com a sua criança para conversar sobre consumo, doação, a vida de outras crianças com a realidade diferente da dela e o real significado do natal. Nesse papo vamos aproveitar para estimular que ela doe brinquedos? Veja tudo o que você pode ganhar com esse momento maravilhoso!
- Passar um momento gostoso com seus pequenos.
- Consegue organizar os brinquedos de seus filhos.
- Consegue doar vários brinquedos velhos e que não são mais usados, abrindo mais espaço para o novo.
- Ajuda a conscientizar seu filhinho ou filhinha da importância em ser solidário com outras pessoas. Não tem maneira melhor de fazer ele entender o mundo do que mostrar que ele pode modificá-lo e ajudar outras pessoas no processo.
- Imprime na memória de seus pequenos o amor e a irmandade nesse período tão importante. O natal não significará só presentes e ganhar coisas, mas também fazer as pessoas felizes. Não há dinheiro no mundo que pague essa sensação.
Papai Noel também ganha presente?!
Uma forma lúdica de fazer a doação é deixá-la na árvore de natal como um presente para o Papai Noel, que vai ficar muito feliz em poder levar os brinquedos para outras crianças. <3 Aí você substitui pelos presentes e a magia estará garantida!
Se a sua criança resistir e não quiser doar muita coisa, não a force nem a obrigue. Deixe ela amadurecer a ideia com calma e converse bastante. Eles entendem e observam tudo… Normalmente, muito mais do que a gente imagina! Você pode também, colocar coisas suas como doação de presente para o Papai Noel levar para outras famílias e assim dar o exemplo.
Para os que ficam, veja as minhas dicas para organizar os brinquedos
As vezes, organizar os brinquedos pode ser uma tarefa difícil, principalmente quando os pequenos têm muita coisa… E nem sempre ter um baú para jogar tudo pode ser uma boa ideia, mesmo por que a tendência é aumentar a bagunça, dificultar achar aquele brinquedo bacana. E há até o risco de danificar alguma peça. Por isso, confira nossas dicas de como organizar os brinquedos.
>>> Leia também: Como incluir as crianças na organização da casa.
- Use sacos tipo Zip Lock para organizar jogos e quebra-cabeças. Corte a frente da caixa e coloque junto com o brinquedo. Você consegue comprar esses sacos de vários tamanhos e em grande quantidade facilmente na internet ou em lojas de plásticos e embalagens.
- Use sapateiras para organizar bonecas pequenas tipo Barbie. Você pode pendurá-las ou simplesmente guardá-las organizadas.
- Verifique os kits de massinha de modelar. Se você tirar as secas e reunir os demais potinhos em uma caixa, já vai dar uma boa organizada e vai ajudar as crianças a visualizarem melhor a quantidade e variedade de cores disponíveis.
- Reúna sempre os itens semelhantes. Se você tem o hábito de deixar tudo disponível, a criança vai conseguir visualizar e usar melhor todos os brinquedos. E se você faz rodízio de brinquedos, vai facilitar muito as trocas.
- Use cestinhas, caixas e prateleiras para organizar, mas evite que o volume atrapalhe o acesso ou que estimule a bagunça por dificultar a reorganização no final da brincadeira.
Olha esse projeto que eu tive o prazer de organizar. Aproveitamos muito bem o baú, apesar dele ser bem raso. São muitos jogos organizados em Zip Locks, alguns livros grandes de atividade e um organizador tipo sapateira com as Barbies devidamente organizadas e protegidas.
A manutenção da organização é um hábito que deve ser cultivado desde cedo, assim como a maneira como os pequenos lidam com o uso e consumo das coisas. Isso possibilita que a atividade de organizar os brinquedos se torne educativa. Nós somos responsáveis pelos adultos de amanhã.
Queremos que nossos filhos e filhas sejam pessoas responsáveis, organizadas, solidárias e preocupadas em construir um mundo melhor para todos, não é mesmo? Então, que tal começar estimulando seus pequenos a organizar os brinquedos e a doá-los.
E por que não pedir uma mãozinha para o Papai Noel nessa empreitada?! 🙂
O que você acha dessa ideia? Deixe um comentário para sabermos o que você pensa. Ou conte para nós como foi a organizar os brinquedos com sua criança.
bjs
Maíra Lewin
Eu sou a Maíra Lewin, sou organizadora profissional e te ensino a usar a organização como ferramenta para encontrar o seu equilíbrio e fazer que você quiser.
Deixe uma resposta