Se você divide o seu espaço com alguém, então você já teve que lidar com essa questão: Como organizar a divisão das tarefas em casa?
Pode ser que vocês tenham pensado claramente sobre o assunto ou pode ser que tenham só discutido quem fez ou deixou da fazer alguma coisa… a questão é que todo mundo tem que participar.
Todo mundo mesmo. Pensa bem, até o cachorro tem que contribuir sabendo onde fazer xixi e cocô. rs
As crianças, dependendo da idade, precisam ter as suas próprias tarefas e todos os adultos, sendo da família ou não, como diaristas e empregadas, têm a sua função.
Todos são responsáveis
A grande questão que está por trás de tudo isso e que precisa ficar muito clara é: Todos são responsáveis.
Todo mundo que compartilha o ambiente deve ter muito claro que os cuidados também são compartilhados.
Se isso estiver bem entendido por todo mundo, um grande passo já terá sido dado. 🙂
->->-> Leia também: Como incluir as crianças na organização da casa?
A minha filha tem 4 anos e desde sempre eu repito pra ela que a gente precisa cuidar da nossa casa. Cada família escolhe como comunicar isso para as crianças, aqui não há castigos nem recompensas. O que acontece todo dia são tarefas que precisam ser feitas para a casa ser limpa, confortável e bonita pra gente, e quem a gente convida para nos visitar, poder aproveitar.
Tanto o espaço quanto as coisas, precisam ter cuidados, serem limpos e guardados. Sem aborrecimentos (sempre que dá rs), mas com consistência.
E com criança pequena em casa, tem ainda as tarefas de cuidados com a fofurinha colorida. rs
Então dá pra dividir com todo mundo?! Sim, tem que dividir!
Eu vou te ensinar como. 😀
1. Comunique-se
Comunicação é a base de uma boa relação. Nunca assuma que o outro sabe como organizar a divisão das tarefas em casa ou que viu alguma coisa, porque ele pode realmente não saber nem estar vendo.
Portanto, comunique-se. Entre em um acordo, fale, mostre dê o direito de questionar, sugerir e fazer diferente. Comunicação significa falar e ouvir também.
Eu diria que a comunicação deve focar na solução, ou seja, o que a pessoa pode fazer para resolver e solucionar uma lacuna. Comunicação focada e positiva.
Sem esquecer que você não é responsável pel educação de nenhum adulto, mas tb não pode ser penalizada pela atitude de alguém que não está alinhado com você. Algum acordo precisa ser possível.
Tem gente que acha "mais fácil" fazer do que falar, mas aí você acumula um mundo que não é seu nos seus ombros. E no médio e longo prazo, isso é terrível.
2. Transfira a responsabilidade
Esse é o maior objetivo de todo esse processo.
Dividir as tarefas de casa, não significa que você vai ficar mandando fazer... significa dividir responsabilidades.
Em uma sociedade em que as mulheres naturalmente acumulam funções domésticas, todo mundo (ou a grande maioria) aprendeu assim. Para fazer diferente será preciso sim, algum esforço inicial.
O mais importante de tudo é que você mantenha firme na sua cabeça que não precisa ser assim, que pode, sim, ser diferente e que vai dar certo.
Comunique-se, envolva todo mundo e transfira a responsabilidade.
Inicialmente pode ser preciso acompanhamento, porque trata-se de uma mudança de hábitos, mas até nesse acompanhamento nós queremos muita comunicação e o envolvimento de todos.
Se você está em busca dessa divisão é porque a forma como está sendo feita hoje não está bom para você. Então mude! Persista! Ajuste! Vai dar certo! <3
3. Faça Listas
Faça listas com tudo que precisa ser feito, divida por pessoa e indique a periodicidade. Use um modelo de checklist.
Passeie pela casa e vá listando as tarefas. Dividir por responsável é uma ótima forma de organizar a divisão das tarefas em casa.
No final você vai ter uma lista para cada pessoa e tudo que cada um precisa fazer. Considere inclusive usar a lista para “formalizar” a divisão de tarefas de cuidados com as crianças, se você achar que pode ajudar a ter mais clareza entre o casal.
Eventualmente, é bom avaliar se está tudo seguindo conforme o previsto, mas evite ficar controlando o tempo todo. Responsabilidade sempre traz um nível de liberdade, né?!
Talvez seja legal, marcar um dia de verificação geral para todos juntos verificarem se as tarefas foram devidamente realizadas.
É muito interessante, inclusive que todo mundo saiba o que cada um precisa fazer.
4. Reduza e Facilite
Ao fazer essas listas, fique atenta a tarefas que podem ser eliminadas ou facilitadas. Às vezes a gente faz a mesma coisa do mesmo jeito sem parar para pensar que aquilo pode ser feito de uma forma mais simples ou até que nem precisa ser feito.
Questione sempre e deixe em aberto a possibilidade de mudança.
5. Avalie disponibilidades e interesses
Esse item é delicado porque para que ele seja implementado deve haver muita sinceridade e ao mesmo tempo uma boa dose de companheirismo.
É bom a gente considerar as preferências de cada um, mas a gente sabe que sempre tem algumas coisas que ninguém gosta de fazer e é comum, sempre ter alguém que tende a acumular funções mais que os outros (a mãe, na maioria das vezes. rs).
Mesmo quando a gente tem ajuda de uma diarista ou empregada, todo mundo precisa contribuir de alguma forma.
Sobretudo, no caso das crianças, é importantíssimo participar, nem que seja para desenvolver o senso de comunidade e compartilhamento.
Crie em conjunto rotinas de ações adequadas para cada um, inclusive você. Não acumule e se sobrecarregue.
Você não tem que dar conta de tudo.
6. Manutenção sempre
Coloque o foco na manutenção. Se sujou, limpe, se tirou do lugar, guarde.
Não deixar acumular facilita tudo pra todo mundo. E, mais uma vez, mesmo se você tiver ajuda, o ambiente em constante manutenção garante que ações mais detalhadas possam ser feitas por uma funcionária.
7. Um modelo pronto para você fazer logo
Seria ótimo ter isso feito pra você?!
Você pode ter um modelo pronto de lista e toda as orientações necessárias para organizar a divisão das tarefas em casa, facilitar e deixar tudo mais organizado e simples na sua vida.
Se você achou uma boa ideia, você tem que conhecer o Equilibre-se com a sua Casa Organizada!
Se você quiser organizar logo a sua casa, o espaço, as coisas, toda a rotina, inclusive a divisão de tarefas, o Equilibre-se pode te ajudar muito! 😀
Clique aqui para saber tudo!
bjs
Eu sou a Maíra Lewin, sou organizadora profissional e te ensino a usar a organização como ferramenta para encontrar o seu equilíbrio e fazer que você quiser.
Wilma De Oliveira Albernaz says
Estou encantada!!!!
Moro em Palmas Tocantins.
Por mim mesma !!!
Penso que muitos problemas seriam resolvidos se as pessoas cuidassem do seu local de convívio.
Tem como contactar por email??
Maíra Lewin says
Oi Wilma! Obrigada pelo comentário! Eu fico muito feliz que vc tenha gostado. Sim, o meu email é contato@oquefica.com.br. bjs grande!! Maíra