Como mães, a nossa lista de tarefas não tem fim, mistura aniversário de filho, pendências da casa, ligações, agendamentos e fica difícil saber como prioriazar entre urgências… e o trabalho tá lá junto, claro.
E se você tiver o seu negócio, trabalho e vida pessoal segue totalmente misturado, com certeza.
Tudo parece importante e muita coisa é realmente urgente (não dá pra adiar fazer as compras ou uma entrega de cliente).
E aí?! como não se sentir ansiosa ou estressada? Como sentir que você está realmente concluindo coisas, já que a lista em si, não tem fim?
Basta listar tudo e colocar em uma sequência numerada com a ordem que você quer fazer tudo e pronto, está priorizado?!
Não, não basta.
Priorizar é muito mais do que fazer listas e é muito mais do que simplesmente planejar a ordem em que cada tarefa precisa ser feita.
Como priorizar entre urgências
Vamos pensar um pouquinho sobre isso antes, para prevenir erros comuns que podem te levar (provavelmente já levaram no passado) a fracassar na priorização das suas tarefas.
Rotina precisa ser colocada em outro lugar
Normalmente, uma urgência é uma tarefa que deveria ter sido feita, mas não foi, mesmo quando ela tem cara de imprevisto.
Por exemplo, quando um material, importante para o seu trabalho, acaba e você tem que interromper tudo para comprar. Provavelmente poderia ter sido prevenido com uma rotina organizada.
Fazer compras ou uma entrega, como eu citei lá no começo, também é rotina. Se precisa ser feito sempre, é tarefa fixa ou recorrente é rotina e pode ser organizado, facilitado e até delegado.
Ou seja, não deve estar na sua lista de tarefas.
Fazer a lista e planejar já alivia a ansiedade e pode comprometer a execução
Esse é um engano muito comum e que todo mundo já viveu alguma vez. Sentou, até pegou um planner ou agenda novos e bem bonitões e planejou tudo.
Ficou horas usando canetas coloridas, se sentiu bem e… FIM! rs
Não atualizou mais e um mês (ou uma semana) depois já estava surtada, anotando qualquer coisa em qualquer lugar, porque a agenda já não é mais confiável.
Executar é a parte mais importante é mais crítica de priorizar. Fato.
É por isso que tem gente que “não gosta” de planejar. Acha que planejar por si só dá trabalho e atrapalha, mas, na verdade, ainda não aprendeu a planejar com o foco certo.
Focar em tarefas imprecisas pode paralisar um projeto importante.
Para você priorizar com objetivo de trabalhar em projetos importantes pra você, mais do que simplesmente ficar gerenciando a rotina e urgências, você precisa incluir no seu planejamento tarefas que façam evoluir esses projetos.
Para isso, o que você vai fazer é escrever ele em ações menores que estarão na sua lista de tarefas. Não precisa pensar em tudo de uma vez. Pensa nas três próximas coisas que você precisa fazer e coloca lá.
Confiança é tudo
Mantenha o que você vai escrever em um lugar seguro, acessível e atualizado. Todo dia ou, no mínimo, semanalmente, atualize. Tire o que foi feito e inclua novas tarefas que estão ocupando a sua cabeça.
Priorizar é dizer não.
Dizer “não” é fundamental, não precisa ser definitivo, mas precisa ser proposital.
Ou seja, realmente dizer “não” para um projeto, pensar sobre ele e concluir que ele não será feito agora é totalmente diferente de começar, interromper, “não ter tempo” para fazer e deixar ele ali em aberto ocupando a sua mente como uma pendência.
Nessa rotina tomada de demandas que você tem, dizer “não” é mais importante do que dizer “sim”.
E quando dá certo?
Agora, pensa em como você se sente quando consegue ter um dia realmente produtivo.
Um dia daqueles que você consegue fazer o quer e é importante pra você: Cumpriu o planejado, finalmente agendou aquele encontro, leu um texto importante, assistiu uma boa aula completa, fechou uma super parceria, organizou a sua agenda, retomou um projeto importante, saiu para caminhar…
Você se sente feliz, aliviada e cheia de energia?!
É muito bom né?!
Com isso sim, você pode e deve se acostumar. 😀
Os quatro passos para SABER priorizar
Para você realmente saber priorizar o mais importante, o caminho mais curto e que funciona tem só quatro passos e você pode segui-los agora, junto comigo.
Vamos decidir o que é importante, eliminar o que não é e tornar seu trabalho o mais fácil possível.
Passo 1 – Decida e Defina
Decida uma coisa importante para concluir e defina quando você terá sucesso. Não se preocupe com todas as outras agora, faça uma de cada vez.
Você pode se surpreender com isso, mas decidir claramente o que você quer fazer e o resultado que você quer alcançar, faz toda diferença para que você se mantenha focada até o fim.
É simples e eficaz. Comprometa-se de verdade com uma coisa de cada vez, até o fim.
Preencha os seus dias com ações que te levem a esse resultado. Você vai sentir que os seus dias terminaram mais produtivos, por se sentir mais próxima dos seus objetivos.
E tente definir de forma específica, mensurável e realizável. Por exemplo, substitua “Melhorar a saúde” por “Nos próximos 30 dias caminhar 3 vezes por semana por 30 minutos e comer fruta no café da manhã.”
No final do prazo definido, reavalie seu objetivo e siga em frente.
Passo 2 – Organize a vida
Enfrente a maior desculpa que todos usamos para não seguir adiante: A falta de tempo.
Olhe em volta, pense um pouco e você vai saber o que é que está te ocupando demais. De onde estão surgindo as urgências?
Antecipe as respostas que você já sabe que vai ter que dar na hora da correria.
A dica aqui é, lembre-se de manter o foco no que você decidiu que quer fazer. Organize a vida pensando nisso.
Se, por exemplo, você já sabe que não consegue cumprir o objetivo de caminhar e se alimentar melhor por que a sua rotina é uma correria, pare por um momento e tente melhorá-la.
Passo 3 – Pegue o bonde do não
É hora de se dar permissão para parar de tentar fazer tudo.
Porque quando você diz menos sim, você ganha mais.
Essa é simples: Diga Não!
Não aceite a tarefa, o convite, a responsabilidade, a função, a culpa… Diga Não!
É mais fácil e libertador do que você pode imaginar. Não precisa dar explicações pra ninguém, basta decidir entrar nesse bonde e não descer mais. 😀
Passo 4 – Faça
Aceite que o mais importante de tudo é simplesmente Fazer!
Não espere se sentir pronta ou a hora certa chegar. Esse dia mágico não vai chegar.
Execute as ações corajosas e consistentes em direção ao seu objetivo.
Dê autorização para si mesma fazer o que você decidiu e faça até alcançar o resultado que você quer.
E depois?!
Sinta a alegria de um dia rico de coisas que você fez porque quis e no dia seguinte comece tudo de novo.
Vai ser cada vez mais fácil e natural até que você vai achar normal respirar fundo com alegria no fim de um dia cheio. 🙂
Pronto, você pode seguir em frente e priorizar sabendo que tem muito mais chances de focar a sua energia no que importa e não voltar a ter o seu tempo tomado por urgências.
Siga em frente mais rápido
Saiba como focar mais rápido nas suas prioridades (sem se sobrecarregar), mesmo quando tudo parece urgente e você tem coisas demais para fazer!
Para isso, você precisa conhecer o 4 Passos para Terminar Tudo que Você Começa.
Clique aqui para ver que é diferente e específico para você.
Vá mais rápido!
bjs
Eu sou a Maíra Lewin, sou organizadora profissional e te ensino a usar a organização como ferramenta para encontrar o seu equilíbrio e fazer que você quiser.
Deixe uma resposta