Fórmula simples para ter comida boa e saudável todo dia | ¿o que fica!

Fórmula simples para ter comida boa e saudável todo dia

Se você está presa em uma rotina complicada de elaboração de cardápio ou vive sofrendo para fazer alguma coisa rápida de última hora porque quer comida boa e saudável todo dia…

Você vai adorar a minha solução simples de planejamento de cardápio. 😀

Eu preparo em casa todas as nossas refeições (a família toda só come em casa) e esse método é ótimo para ter tudo sob controle, saudável e, o mais importante, FÁCIL para preparar e planejar.

Para começar

Tudo que você precisa para começar a ter comida boa e saudável todo dia é a lista dos pratos preferidos da sua família.

Eu te sugiro aproveitar a oportunidade para balancear e incluir novas opções também.

Procure considerar pratos simples de fazer em grande quantidade e de finalizar quando congelados.

Muitos legumes podem ser branqueados para serem congelados (brócolis, cenoura, couve-flor, vagem), outros não gostam de ser congelados (abobrinha) e tem aqueles que podem ser congelados crus (abóbora).

E eu diria que todos eles vão muito bem direto no forno ou em uma frigideira com um pouquinho de manteiga… assim direto do freezer ou fresquinhos e picados.

Um salzinho, ervinhas e fica uma delícia, com sabores intensos e textura ideal para servir como acompanhamento de qualquer coisa.

Além dos legumes você pode fazer kibe (de diversos sabores), assados e ensopados, grãos (grão de bico, lentilha, feijões) e congelar prontinhos para colocar no microondas ou no forne e comer…

->->-> Leia também: Como organizar a cozinha e facilitar a sua rotina (de forma prática, bonita e leve!)

Prepare seu cardápio com o que é realmente necessário

Para ter comida boa e saudável todo dia você precisa de três componentes:

  • Proteína
  • vegetais
  • carboidrato

Isso significa dizer que você não precisa ter arroz e feijão todos os dias, por exemplo, nem muito trabalho para ter um pratinho colorido e atraente (inclusive para as crianças).

Para as crianças, a regra tem que ser sempre provar e se não curtir tudo bem… mas tem que provar! E aí a gente vai tentando preparar de formas diferentes para garantir a adaptação do paladar das crianças. Com paciência e sem brigar… vai dar certo. 🙂

É uma delícia também sempre ter uma frutinha para a sobremesa: melancia, melão e abacaxi já cortadinhos e todas as outras lavadas e prontas para comer.

->->-> Leia também: Praticidade máxima na cozinha: couscous marroquino

Como ter comida boa e saudável todo dia?

Parece simples né?! e é mesmo! 🙂

Como eu faço isso? Como eu faço para comprar e ter tudo disponível?

Não é cardápio semanal, é mensal! Muito mais prático.

Pra mim, quando eu to começando a me sentir tranquila, o planejamento semanal já acabou e eu tenho que fazer tudo de novo… O tempo voa…

E além disso, você vai primeiro listar os pratos e só depois fazer a lista de compras.

Sempre que comprar ou preparar alguma coisa, pense sempre em ter alguma sobra para ser congelada ou reaproveitada em outra preparação.

Sempre que você estiver na cozinha com um pouquinho mais de tempo ou disposição, aproveite para fazer alguma coisinha a mais. Assim, quando você precisar de rapidez vai ter o máximo de recursos disponíveis para ter comida boa e saudável na mesa com tranquilidade e economia.

Eu gravei um áudio de 7 minutinhos explicando bem como fazer esse cardápio, se você quiser saber mais baixe ele grátis aqui.

beijo

 

Oi!
Eu sou a Maíra!
Mostro o caminho rumo ao tal equilíbrio entre nossos papéis na vida…
Como?! Organizo e ensino a organizar o uso de (quase) tudo que mais importa: seu tempo, sua atenção e o seu espaço.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: