Empreendedora e mãe? Como organizar a lavanderia e lavar roupa sem empregada

Nesse post eu vou falar como organizar a lavanderia (lavar roupa) sem empregada, que é exatamente como eu vivo e muito bem. 😊

Não tem mágica, na verdade, é um sistema, simples, mas estruturado.

Para te dar um panorama desse sistema, eu estou fazendo uma série de cinco posts.

Esse é o quarto post, sobre a lavanderia, os anteriores foram sobre Alimentação e Limpeza e o próximo será sobre Concentração.

O primeiro foi sobre Rotina e eu te recomendo que comece por ele para todo o conteúdo realmente fazer sentido para você.

Nessa série, eu vou sugerir soluções para as principais dificuldades de quem não sabe como organizar as tarefas da casa sem a ajuda de uma empregada doméstica ou acha que não dá para ter conforto e uma vida tranquila sem ela.

A “necessidade” de ter essa figura na família é cultural e se você acha que não dá, eu te garanto que DÁ SIM!

Cuidar de uma casa não precisa ser um trabalho exaustivo. Tudo na vida é escolha. Você e a sua família podem escolher fazer diferente.

Se não contratar uma empregada for uma necessidade ou desejo seu, isso pode significar economia financeira, de energia e muito mais tranquilidade do que você imagina.

No primeiro post, nós já falamos, rapidamente, sobre o contexto social e familiar que envolve essa questão da empregada doméstica e do empreendedorismo materno, então vamos seguir direto para as dicas. 😊

Como organizar a lavanderia sem empregada doméstica

Leia também: Como organizar o tempo: equilibrando trabalho, casa e filha

Eu fiquei pensando se teria conteúdo suficiente para falar sobre lavanderia em um post separado… acabei decidindo fazer porque vejo as pessoas falando dessa tarefa de forma tão trabalhosa, que eu acho que posso ajudar.

Comece pensando nisso ao comprar roupas

Pode parecer absurdo para algumas pessoas, eu até entendo, mas eu não compro roupas com tecidos que amassam muito ou que sejam muito sensíveis à lavagem. Só se eu amar muito mesmo (o que é raríssimo pq eu sempre prefiro abrir mão).

Eu não tenho tempo de vida para gastar lavando roupa à mão, tenho coisa mais importante para fazer (mesmo que seja fazer nada rs). Então prefiro não comprar.

A minha mãe fica irritadíssima qd eu falo isso… hahaha mas é verdade, ué… Essa tarefa é da máquina e ponto.

 

como organizar a lavanderia sem empregada

Evite passar roupas

Como eu disse, evito comprar roupas que amassam muito, além disso, todo o processo de lavagem das roupas da minha casa é feito com o objetivo de evitar essa tarefa.

Passar roupa é o que demanda tempo. Eu não gosto, nem sei fazer direito, então eu e o marido gerenciamos isso como dá. Se tem diarista ela passa o que não tem jeito. Se não tem, cada uma passa as suas roupas e as da Alice e vida que segue.

Para planejar como como organizar a lavanderia sem empregada, a base é sempre mantenha a roupa o mais esticada possível. 🙂

A gente nunca “embola” roupa aqui. Elas estão sempre dobradas. Isso poupa muito o tecido de ficar amassado.

Quando dá, eu priorizo usar o ciclo delicado da máquina, que amassa bem menos as roupas. E sempre penduro as peças Imediatamente após o término do ciclo.  Quanto mais tempo elas ficarem úmidas dentro dá máquina, pior será.

Ao pendurar, não uso pregador. Sacudo e estico bem as roupas, ao pendurar e ao tirar da corda.

Pode ser que você precise mudar ou ficar mais atenta a alguns hábitos para implantar alguma dessas dicas, então você vai gostar de ver esse post: Mude o que você quiser com o poder do hábito

Camisas sociais e peças semelhantes, eu sempre penduro em cabides.

NUNCA leva lençol nem toalha.

Tem lençol que amassa menos… e eu tenho, claro. rs Mesmo os que amassam mais, eu dobro direitinho como todas as roupas e arrumo a cama com uma colcha bonita. Fica feio sim, mas não vale o esforço.

Toalha não pode passar, estraga as fibras e fica dura.

O que você for passar, é legal ter um borrifador com amaciante bem dissolvido em água. Isso sim ajuda e ainda perfuma.

como organizar a lavanderia sem empregada

Produtos de lavagem

Eu já testei e conversei com técnicos de máquinas de lavar roupas: usar amaciante de roupas é desnecessário para uma boa lavagem e é prejudicial para a máquina, porque gera um resíduo que se acumula e causa problemas técnicos.

Lavar a roupa com um bom sabão é suficiente, inclusive para peças mais delicadas. E sabão líquido dissolve melhor e deixa menos resíduo nas peças.

Eventualmente eu uso água sanitária, Produtos tipo Poder O2, Vanish pré-lavagem… mas apenas em casos específicos e realmente necessários.

Faça tudo de uma vez

Por último e muito importante: Defina um dia da semana para lavar as roupas, considerando encher a máquina para economizar água e energia e dando um intervalo de 2 horas entre os ciclos para não sobrecarregar a máquina.

Aqui nós fazemos assim: terça-feira lavamos as roupas em 3 máquinas: uma da Alice, uma minha e do marido, uma de roupas da casa. Uma semana lavo lençol, na outra lavo toalha e eventualmente lavo pano de prato com toalhas de mesa. Eu troco essas peças semanalmente e junto duas semanas de cada para ter a máquina cheia.

Tiro as roupas da corda, deixo elas esticadinhas em um cantinho e no final de tudo, dobramos direitinho e guardamos.

Eu sou a responsável por lavar as roupas, mas fazemos juntos as demais etapas (eu e o marido) pendurar, tirar, dobrar e guardar.

como organizar a lavanderia sem empregada

Como colocar a lavanderia na agenda

Lavar roupa é uma tarefa feita por etapas muito rápidas, mas que acaba tomando muito tempo.

Ela é a única tarefa doméstica que eu faço ao longo do dia. A cada intervalo que eu tenho, vou lá e penduro uma parte, lavo outra e vou fazendo até acabar.

E, apesar da terça ser o dia agendado, essa atividade pode ser transferida para um dia mais tranquilo, se for preciso. Eu nunca acumulo duas semanas, porque aí sim, fica muita coisa.

Lembre-se: NUNCA DEIXE ACUMULAR! Isso serve pra tudo!

É isso. 🙂

Espero ter te dado alguma dica legal… A tarefa acontece de forma dissolvida e bem simples.

Eu já tive experiência com uma máquina que lava e seca a roupa e amei! Ainda não tenho… mas está nos planos porque elimina boa parte do trabalho e deixa as roupas limpas, quentinhas e macias… 😀

Se tem um produto que eu amo usar nas roupas em casa é a água de passar roupa da Avatim. Essa é a dos adultos e da casa e essa é da Alice (presente da minha amiga e cumadre Ju que virou um clássico da família). Alice adora borrifar no quarto dela e deixar tudo cheiroso. <3

bjss

Oi!
Eu sou a Maíra!
Mostro o caminho rumo ao tal equilíbrio entre nossos papéis na vida…
Como?! Organizo e ensino a organizar o uso de (quase) tudo que mais importa: seu tempo, sua atenção e o seu espaço.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: