O que é qualidade e como usar para o seu micro negócio bombar

Para falar de qualidade, pensa aí e me conta… Tem alguma coisa que quando você precisa comprar, você só pensa em uma loja ou marca específica?!

Você pode estar precisando muito, mas já sabe que se não for de lá, alguma coisa vai dar errado e prefere esperar, se for preciso.

Quando você entra na loja, você se sente segura, tudo é previsível e agradável. Você se sente acolhida e super satisfeita?! Ou quando você recebe o produto você fica feliz por alguém ter pensado nisso… rs

O local da loja, o cheiro, o atendimento, os ingredientes, a embalagem, toda a comunicação visual… tudo é familiar, bonito e te deixa confortável e feliz por poder comprar.

(Eu diria que hoje eu tenho esse amor por duas lojinhas pequenas, uma loja de bolo e outra de roupa perto da minha casa, e me sinto muito assim na Starbucks rs)

Aí você conta pra uma amiga que ela precisa conhecer aquela loja… leva ela lá, toda feliz, e ela não entende o que você acha tão incrível e ainda acha tudo caro. hahaha

Conclusão: Você é a cliente ideal dessa loja e a sua amiga não.

qualidade

Para você entender porque isso acontece e como focar os seus esforços em agradar os seus clientes nesse nível, eu quero que você conheça a gestão da qualidade.

Nessa descrição nós temos a aplicação de vários conceitos de marketing, vendas, desenvolvimento de produto, atendimento ao cliente… mas pra gente, que somos micro e pequenas empreendedoras, conhecer a gestão da qualidade pode revolucionar a forma como você aplica tudo isso e estrutura o seu negócio.

E organização tem tudo a ver com isso, porque ao implementar esses conceitos, você vai fazer a coisa certa, na hora certa, com foco e organização de recursos, tempo e tudo que diz respeito ao seu trabalho.

->->->Leia também: Como organizar o tempo: equilibrando trabalho, casa e filha

O que é qualidade?

“Qualidade é a adequação ao uso. É a conformidade às exigências” de acordo com a instituição que desenvolve as normas internacionais.

Uso e exigências de quem?!

Do seu cliente! Ter um serviço ou produto de qualidade, em última análise é focar e atender plenamente a satisfação do seu cliente.

Dito isso, o próximo passo é saber quem é o seu cliente e quais necessidades dele você está satisfazendo.

Por isso  é crucial conhecer bem o seu cliente, a necessidade que você vai atender e todos os aspectos relacionados à essa necessidade. Entender a sua persona, o seu nicho e o desenvolvimento do seu produto…

Você só vai conseguir atender ao seu cliente com qualidade e de forma rentável para o seu negócio se cada ação sua tiver esse propósito.

Tudo que você fizer, tem que ter um porquê!

qualidade

Cada passo seu, cada produto ou serviço, tarefa, ação, recurso, parceria, atendimento… tudo que você fizer, precisa ter como objetivo a satisfação do seu cliente.

Mesmo as tarefas administrativas e burocráticas precisam ser planejadas da forma mais eficiente possível, sempre com esse objetivo em mente.

Quando você conhece o seu cliente ideal e sabe exatamente qual desejo dele você vai atender, você consegue fazer o máximo possível de forma a deixar ele feliz ao mesmo tempo que você otimiza os seus recursos, porque não dá passos em vão.

E “otimizar recursos” é música para os nossos ouvidos empreendedores, né?!  🙂

->->->Leia também: Por que você acha que tem pouco tempo para suas atividades?

Um exemplo do meu negócio

Um exemplo do meu negócio é que eu entendi que eu fecho mais contratos e tenho um processo de venda mais eficaz pra mim e seguro para a minha cliente, se eu der o valor do serviço de organização na hora, pessoalmente.

Em resumo, a minha cliente está preocupada com o custo do meu serviço (de Personal Organizer), tradicionalmente visto como sendo de luxo, ela está “envergonhada” com a bagunça e está insegura se eu vou realmente ajudar ou só vou complicar o que já está difícil.

Então todo o meu processo de visita e venda foca em responder a essas dores. Funciona assim, eu faço a visita de avaliação no espaço da cliente e no final falamos sobre valores, formas de pagamento e agendamento da primeira sessão.

Eu não aprendi assim inicialmente, mas ao continuar estudando e observando eu implementei esses passos e as mudanças foram super impactantes pra mim.

Além de vender mais eu ainda economizei MUITO tempo, porque antes tinha que ir pra casa, fazer proposta, mandar email e monitorar a cliente de longe. Tem gente da minha área que até volta na cliente para falar sobre a proposta.

Controle e monitoramento

Isso não é matemático, estudar estratégias do seu mercado é fundamental, pesquisas ajudam, papos ajudam muito… Perguntar mesmo, sabe?! Ouvir e aprimorar a sensibilidade de ler o entrelinhas do que as pessoas falam sobre aquele desejo/produto/serviço. A maioria das pessoas respondem com boa vontade.

O mais importante é você ter controle dos seus processos e ir testando e monitorando, sempre com foco no seu cliente. De forma geral, é isso que a gente chama de Gestão da Qualidade.

Eu já falei sobre processos aqui: Muita coisa pra fazer no trabalho?! Organize seus processos

Esse é um assunto que eu adoro, MEGA útil e sobre o qual eu estudei e trabalhei durante muitos anos da minha vida. Por isso, em breve teremos uma série super legal e completa sobre isso.

Por enquanto, se você quiser entender e ter esse controle dos seus processos, baixe esse guia que você vai dar passos super esclarecedores e práticos.

E se você tiver alguma pergunta, fique a vontade que eu to aqui do seu lado. <3

beijo grande

Oi!
Eu sou a Maíra!
Mostro o caminho rumo ao tal equilíbrio entre nossos papéis na vida…
Como?! Organizo e ensino a organizar o uso de (quase) tudo que mais importa: seu tempo, sua atenção e o seu espaço.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: