Programas de TV sobre organização não mostram a parte mais legal do processo de organização.
Sabe aqueles programas de TV que mostram a organização de lugares super bagunçados? No Brasil a gente tinha o Santa Ajuda e em canais estrangeiros tem um monte deles.
O impacto do antes x Depois
Quando a gente vê programas ou mesmo fotos que mostram a organização de um espaço, normalmente os contrastes entre o antes e o depois são impressionantes.
Alguns são inspiradores, dão ideias e vontade de fazer igual e outros são surpreendentes e a gente pensa, nossa eu nunca conseguiria fazer igual.
Em geral, o que os programas de TV fazem, e muito bem, é mostrar o impacto negativo da bagunça e dos excessos, a fase do descarte e finalmente explicar as soluções já aplicadas com objetivo de transmitir a transformação pessoal pela qual os participantes passaram naquele processo.
Mas há uma etapa que fica menos clara e eu diria que ela é a melhor parte.
É a etapa que, em gral, as pessoas temem e têm mais dificuldade em fazer sozinhas, ou seja, a organização em si.
O que eu chamo de “a organização em si” é o período marcado, digamos, por uma bagunça criativa (rs), que é necessária para o descarte, categorização e entendimento geral da rotina, usos, tempos, coisas e espaços.
É durante essa bagunça, que a gente vai definindo #oquefica onde e de que jeito.
Tem muita gente que se perde exatamente nesse momento.
Quem nunca, em um momento de inspiração, tirou tudo dos armários, se perdeu no meio da bagunça e terminou numa situação muito pior?
É claro ter um sistema pré definido evita que isso não saia do controle e seja um trabalho produtivo.
Esse trabalho é individualizado e pode incluir tentativas e ajustes até que o projeto seja finalizado e possa ser mantido com facilidade (o que é fundamental).
Em alguns casos, a ajuda de uma organizadora profissional é fundamental, mas de forma geral, você pode fazer sozinha tranquilamente e ter um ótimo resultado.
É essa a habilidade mais valiosa e que eu mais gosto de transmitir.
Se você quiser, faça você mesmo!
Se você gosta desses programas, quer fazer você mesmo e acha que não consegue… você pode sim!
Eu sei pode não ser tão fácil, principalmente porque a gente está muito envolvido com o ambiente, com as coisas e principalmente com os hábitos.
A dica é: Você precisa planejar o processo como as suas coisas serão organizadas. Não tem certo ou errado. Aproveite as dicas que você achar que servem para você, mas adpte sempre às suas necessidades.
Não se cobre nem se culpe e tente olhar com outros olhos, mude a forma como você tem feito até hoje e não esqueça que cada resultado final é único e exclusivo, pois é adequado às necessidades de cada um.
Eu escrevi um material muito legal, baseado na minha maneira de trabalhar com os meus clientes, que pode te ajudar muito.
Baixe ele aqui e depois me diga, como você se saiu. 🙂
bjs
Maíra Lewin
Eu sou a Maíra Lewin, sou organizadora profissional e te ensino a usar a organização como ferramenta para encontrar o seu equilíbrio e fazer que você quiser.
Deixe uma resposta