Cozinhar e organizar a cozinha é a função da casa que nos toma mais tempo. Quem nunca comeu qualquer bobagem ou não comeu nada por falta de tempo ou vontade de entrar na cozinha e começar tudo de novo?!
Ou ainda, ofereceu para as crianças pratos repetidos e monótonos por falta de criatividade ou tempo para pensar no cardápio?
Se você já quis fugir da cozinha e pensou que poderia ter um jeito mais fácil e prático de cuidar de tudo…
A resposta é sim!
Eu vou te dar 5 dicas de como organizar a cozinha para que a sua relação com ela seja de amor e cumplicidade! 🙂
Pode parecer meio doido para algumas pessoas, mas eu gosto muito de cozinhar e de cuidar da cozinha. Eu descanso a cabeça fazendo algumas dessas tarefas.
Mas não foi sempre assim, isso já é resultado da organização do espaço e da otimização de etapas e tarefas que há virou hábito por aqui.
Priorizar as tarefas da cozinha é qualidade de vida!
Além disso, as tarefas da cozinha são prioridades pra mim, portanto, cuido da minha agenda de forma a sempre ter um espacinho para elas.
E quando não dá?! Chamo uma cozinheira diarista e a gente tem comidinha boa e diferente pra variar. <3.
Você sabe quais são e cuida das suas prioridades?
Eu já disse aqui como eu detesto lavar louça, por exemplo, e citei aqui como eu faço uma refeição prática, deliciosa e saudável.
Viu? A cozinha pode ser uma experiência muito agradável! Eu dei um jeito de me livrar ou de facilitar tudo que eu não gosto de fazer. Também tornei o ambiente da cozinha prático, bonito e acolhedor.
Se passar um momento na cozinha não é uma prioridade sua, tudo bem, claro! Certamente, com tudo em ordem, você vai ter grandes chances de gostar um pouco mais ou, pelo menos, fazer o que precisa sem maiores desconfortos.
A verdade é que é impossível fugir da cozinha.
De um jeito ou de outro você vai precisar fazer alguma coisa lá. Afinal, comer é uma necessidade vital e ter comida caseira é uma questão de saúde e economia, principalmente pra quem tem criança em casa.
A rotina vai ficar muito mais fácil se você aplicar essas dicas de como organizar a cozinha
Como Organizadora Profissional, eu adoro organizar cozinha. Em todas, eu tenho por objetivo, além de deixar o espaço organizado, garantir que a rotina seja mais simples e mais agradável.
Faz aí e me conta depois o que você achou. 🙂
Dica 1. Não deixe acumular e otimize tarefas
Há dias que a gente tem mais disposição, mas não necessariamente tem tempo. Para este caso você pode fazer o que der, mas aproveite para sempre fazer um pouquinho mais. Essa é uma ótima maneira também de como organizar a cozinha.
Por exemplo, ao preparar alimentos é possível fazer maiores quantidades e congelar, o que vai ajudar na rotina de outros dias. Isso é possível em pratos como: feijão, molho de tomate caseiro temperado, frango desfiado, legumes pré-preparados, entre outros.
Se você fizer um arroz fresquinho, aproveite para processar uma cabeça inteira de alho e deixe alguma quantidade de arroz refogado, só aguardando para ser cozido e um pouco de alho triturado pronto para ser usado.
Para as suas saladinhas, aproveite e lave todas as verduras para a semana. Rale beterrabas e congele uma porção.
Quando você sair para trabalhar ou levar as crianças para a escola, defina o seu caminho de volta para casa passando por um mercado que tenha alguma coisa fresca que você está com vontade de comer hoje!
Será mais agradável, prático e rápido.
Dica 2. Delegue as atividades desagradáveis e agilize o que não te desagrada
Vamos desapegar desse hábito de fazer faxinas enormes e cansativas?
Na cozinha principalmente há uma regra de ouro: se você faz sempre, você faz pouco. São muitas tarefas a serem cumpridas mesmo, ao quebrá-las em pequenas ações contínuas você ter uma maneira mais fácil de organizar a cozinha.
- Viu que está sujo? Limpe na hora. (tenha um borrifador com multiuso dissolvido em água embaixo da pia, bem à mão)
- Detesta limpar a geladeira? Peça para outra pessoa fazer, delegue com objetividade.
- Tem medo de usar a panela de pressão? Delegue essa maravilha para alguém, mas não deixe de usá-la.
- Deixe a pia sempre limpa e organizada.
- Divida as responsabilidades, um cuida da louça enquanto outro prepara o jantar.
Acredite, pequenas ações fazem toda a diferença. E lembre-se, quando delegar, se for preciso, anote e cobre até que se torne um hábito familiar.
DICA: cole um papel contact preto fosco em algum cantinho e use para anotar com giz, tarefas e lembretes.
É melhor fazer um pouquinho sempre, sem stress, do que acumular tudo e transformar os cuidados com o seu espaço numa função exaustiva e desagradável.
Tenha isso sempre em mente ao pensar em como organizar a cozinha.
Dica 3. Tenha aqueles acessórios bobos porém fundamentais
Quem já comprou um descascador de batatas, sabe de uma verdade fundamental: existe uma vida antes e depois desse instrumento maravilhoso! ahhaha Ele serve até para fazer lascas de queijo e legumes… 😊
Os utensílios de cozinha podem ser muito úteis e há alguns que parecem bobos ou que você nem tinha pensado antes. Confira essa lista com itens essenciais para ter em sua cozinha:
- Fita crepe para identificar coisas congeladas e não esqueça de colocar a data em que você preparou.
- Rolo de saco plástico disponíveis no supermercado. E em lojas de descartáveis eles são maiores e muito mais baratos. Use eles para tudo… de congelar pequenas sobras e porções até embalar o lanchinho das crianças para viagem.
- Caneta, tesoura, potes variados de vidro ou plástico de boa qualidade, com as tampas organizadas e em boas condições. (Valem o investimento e atenção na organização)
- Potes vidro de geleia e compotas para armazenar adequadamente temperos (use o papel contact preto para identificar o conteúdo).
Dica 4 – Envolva as crianças
Se você tem criança pequena em casa, você sabe o quanto eles amam os utensílios da cozinha.
Aproveite para incluí-los no processo, separando uma gaveta, caixa ou prateleira com objetos seguros em que eles podem mexer e bagunçar à vontade.
Lembre-se de identificar e explicar que apenas ali é seguro e liberado.
Na minha casa, nós tínhamos a gaveta do Pintinho, na qual eu colei um adesivo de um pintinho e coloquei amassadores, colheres de bambu, pegadores, espátulas…
A minha filha e todas as crianças quem vinham nos visitar amavam ela. Sim, jogavam tudo no chão e, sempre que eu precisava usar alguma daquelas coisas, tinha que lavar antes. Mas isso ocupava e deixava todo mundo feliz.
Dica 5. Cantinhos centralizadores e suas bandejas
Centralize os utensílios semelhantes. Ou seja, tudo que for utilizado junto deve estar agrupado, tais como: itens do café da manhã, do cantinho do café, de temperos etc.
Coloque-os em potinhos ou bandejas, sempre tendo como foco a praticidade e a facilidade de manutenção e acesso.
É mais fácil de acessar, de repor, de limpar e uma ótima maneira de organizar a cozinha.
Dica 6. Como organizar a cozinha? Verticalize!
Se alguma coisa na cozinha está ocupando muito espaço e está difícil de usar ou organizar, pense em como você pode verticalizar.
Utilize aramados, prateleiras, pendure, empilhe. Isso é uma excelente forma de organizar a cozinha e vai liberar muito espaço.
Em lojas como a Etna, você pode encontrar uma variedade enorme de acessórios para aproveitar ao máximo os aramados. Você terá excelentes ideias de como organizar a cozinha.
A casa é nossa? Independência, já!
Para concluir, é importante sempre manter em mente, que as tarefas e responsabilidades compartilhadas são mais simples para todo mundo.
Ou seja, todos na casa precisam participar, cada um pode fazer o que gostar mais ou que lhe for menos penoso. E se ninguém gosta, todo mundo faz um pouco e ninguém fica prejudicado…
Se todo mundo fizer um pouco e souber o que o outro está fazendo, todos contribuem e ninguém fica dependente ou sobrecarregado.
Conversando a gente se entende. Principalmente no momento de decidir como organizar a cozinha. Companheiros, filhos, ajudantes, não importa, todos precisam saber o que precisa ser feito e como contribuir.
Me conta o que é pior para você na sua cozinha que eu quero muito te dar uma sugestão. Deixe um comentário!
Eu sou a Maíra Lewin, sou organizadora profissional e te ensino a usar a organização como ferramenta para encontrar o seu equilíbrio e fazer que você quiser.
Deixe uma resposta