Que tal aproveitar o natal para organizar os brinquedos?!

Se o Papai Noel passa na sua casa, então é muito provável que as crianças estejam ansiosas pela visita dele.

Essa é uma ótima oportunidade para aproveitar esse clima de bondade, renovação e comunhão desse período e passar um tempo com a sua criança para conversar sobre consumo, doação, a vida de outras crianças com a realidade diferente da dela e o real significado do natal. Nesse papo vamos aproveitar para estimular que ela doe brinquedos.

Papai Noel também ganha presente?!

Uma forma lúdica de fazer a doação é deixá-la na árvore de natal como um presente para o Papai Noel, que vai ficar muito feliz em poder levar os brinquedos para outras crianças. <3 Aí você substitui pelos presentes e a magia estará garantida.

Se a sua criança resistir e não quiser doar muita coisa, não force nem obrigue. Deixe ela amadurecer a idéia com calma e converse bastante, eles entendem e observam tudo… normalmente, muito mais do que a gente imagina. Você pode também, colocar coisas suas como doação de presente para o Papai Noel levar para outras famílias e assim dar o exemplo.

Para os que ficam, as minhas dicas de organização de brinquedos, são:

  1. Use sacos tipo Zip Lock para organizar jogos e quebra-cabeças. Corte a frente da caixa e coloque junto com o brinquedo. Você consegue comprar esses sacos de vários tamanhos e em grande quantidade facilmente na internet ou em lojas de plásticos e embalagens.
  2. Use sapateiras para organizar bonecas pequenas tipo Barbie. Você pode pendurar ou simplesmente guardá-las organizadas.
  3. Verifique os kits de massinha de modelar. Se você tirar as secas e reunir os demais potinhos em uma caixa, já vai dar uma boa organizada e vai ajudar as crianças a visualizarem melhor a quantidade e variedade de cores disponíveis.
  4. Reuna sempre os semelhantes. Se você tem o hábito de deixar tudo disponível, a criança vai conseguir visualizar e usar melhor todos os brinquedos e se você faz rodízio de brinquedos, vai facilitar muito as trocas.
  5. Use cestinhas, caixas e prateleiras para organizar, mas evite que o volume atrapalhe o acesso ou que estimule a bagunça por dificultar a reorganização no final da brincadeira.

Olha esse projeto que eu tive o prazer de organizar. Aproveitamos muito bem o baú, apesar dele ser bem raso. São muitos jogos organizados em Zip Locks, alguns livros grandes de atividade e um organizador tipo sapateira com as Barbies devidamente organizadas e protegidas.

baú-brinquedo

A manutenção da organização é um hábito que deve ser cultivado desde cedo, assim como a maneira como os pequenos lidam com o uso e consumo das coisas.

Por que não pedir uma mãozinha para o Papai Noel nessa empreitada?! 🙂

O que você acha dessa idéia?

bjs

Maíra Lewin

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: