É um alivio ter a pia limpa e vazia de louça suja… 😀
Pena que no dia-a-dia, ninguém consegue manter nenhuma pia assim por muito tempo. rs
Se você está se perguntando se vale a pena ter uma máquina lava-louça, eu posso te dar uma resposta: SIM! Vale e muito!
Mesmo que você goste de lavar a louça, essa opção continuará disponível, mas não será mais obrigatória. E é aí que está a maravilha.
Assim que tive oportunidade de ter a máquina lava-louça, corri e comprei. A minha é essa da foto e eu acho ela excelente, tenho há uns 5 anos e sempre foi minha companheira, nunca me deu problema.
No Brasil, nós não temos muito o costume de ter essa máquina, mas desde quando eu fiz intercâmbio na França eu defendo a lava-louça.
Os franceses tem o hábito, que eu não sigo com a frequência que gostaria, mas adoro, de comer com calma e em etapas e por isso sujam muita louça.
Normalmente, se possível, são 6 etapas: aperitivo, entrada, prato principal, sobremesa; queijo e café.
E com pressa, essas etapas acabam sendo reduzidas para pelo menos 3: entrada, prato principal, sobremesa ou queijo ou café.
Agora imagina a quantidade de louça? Então, para complementar o prazer da refeição, todo mundo (que eu conheci) tinha máquina lava-louça.
Simples assim. Amo!
Quais são as as vantagens em ter uma lava-louça?
Há muitas vantagens em ter esse eletrodoméstico. Sua vida ficará mais leve, suas refeições mais prazerosas e você terá mais tempo para si.
Agora confira as principais vantagens em ter uma lava-louça:
- Você economiza tempo. E isso é o seu bem mais precioso.
- Você economiza água.
- A louça fica mais limpa. Pode acreditar, ela aquece a água e com a quantidade certa de detergente, circula ela em jatos fortes.
- A sua pia fica sempre organizada.
- A cozinha fica mais limpa.
- Sim, há um custo de energia, mas as máquina modernas são econômicas e ainda possuem ciclos especificamente destinados à economizar ainda mais.
- Você conhecerá a felicidade de terminar a refeição e a louça sumir magicamente! #amor 😀
- Brigas por quem lava a louça, ou ainda por não ter feito essa tarefa serão extintas.
- Você recebe amigos e não termina a farra molhando o umbigo na pia.
- Você começa a cozinhar sabendo que o resultado final será só alegria e não uma pia cheia de louças para lavar.
- Eu diria até que quebra-se menos louça.
- Já viu, né?! Parece que eu posso ficar aqui por horas citando vantagens… rs
E para quem acha que tem que pré-lavar a louça para colocar na máquina, isso não existe mais.
Não há necessidade nenhuma disso. O que você tem que fazer é a mesma coisa que você faz, ou deveria, para lavar a louça manualmente, que é tirar os restos de comida. Na pia, isso facilita a lavagem e protege a tubulação de entupimentos.
Valorize e otimize o tempo de quem te ajuda
Se você tem empregada doméstica ou diarista e está pensando, que quem lava a louça é ela e não você, acredite, o tempo dela é tão precioso quanto o seu. Afinal ela está fazendo tarefas por você e cuidando da sua casa. Eu te garanto que ela poderia estar fazendo alguma coisa mais útil, valorizando muito mais o tempo de todo mundo e o seu dinheiro.
Se você não sabe muito bem o que a sua valiosa ajudante poderia fazer no lugar de estar lavando um monte de louças, faça uma lista de tudo que precisa ser feito, defina periodicidades fixas e alinhe com ela.
Eu vou escrever sobre isso em um próximo post para te ajudar. 🙂
Recomendações úteis para quem pensa comprar a lava-louça
1. Quantidade de utensílios
Para obter o máximo benefício da máquina, você vai ter que enchê-la para ligá-la.
Então, você pode precisar de um pouco mais de utensílios. Não se preocupe com isso antes de comprar a máquina, deixe para observar o que será realmente necessário comprar conforme o uso e a necessidade. Eu precisei de mais pratos e talheres e fui comprando aos poucos.
2. O tamanho da máquina
Compre a máquina do tamanho mais adequado ao número de pessoas da sua casa. Se tiver louça suja dentro dela, ligar a máquina uma vez ao dia ou, no máximo, a cada dois dias é o ideal.
3. O detergente
Monitore o preço do detergente indicado para a sua máquina. Ele dura bastante, mas é relativamente caro. Procure estar atenta e comprar sempre que estiver com um bom preço. Vale pena manter um pequeno estoque.
4. Organize a louça
Dedique-se a aprender a organizar a louça conforme as orientações do manual. Inicialmente, pode ser uma tarefa chata.
Nas fique tranquila, logo você passa a fazer isso no “modo automático, ou seja, vira rotina. E isso é fundamental para o bom funcionamento da máquina.
Eu coloco tudo na máquina. É muito raro você me ver lavando louça rs. Isso é um pensamento que você precisa ter. Eu sei que tem hora que a gente prefere lavar na mão rapidinho, mas lembre-se que de pouquinho em pouquinho, você acaba gastando um tempão.
Depois ainda tem que secar ou deixar escorrendo na pia… aff… rs
Espero ter ajudado e se você tiver alguma dúvida ou pergunta, deixe nos comentários, será um prazer te responder.
E que tal dar uma organizada na sua rotina? Conheça o Equilibre-se, nosso Programa de organização para você, sua casa e seu negócio. Nós estamos em um Piloto, testando todo o conteúdo, mas já temos alguns resultados para compartilhar com você. Veja o case de sucesso da Denise. <3
bjs
Eu sou a Maíra Lewin, sou organizadora profissional e te ensino a usar a organização como ferramenta para encontrar o seu equilíbrio e fazer que você quiser.
Rejane Tricarico says
Amo minha máquina! Não sei viver mais sem ela, embora não a use coma frequência que gostaria por conta do detergente que acho meio caro. Mas em festas de família como natal e ano novo em que brota louça não sei de onde é uma mão na roda. Recomendo. A louça sai como nova. As panelas em inox tbm. Os copos de vidro parecem cristal de tão limpos.