Como organizar a rotina na quarentena do Coronavírus

Como organizar a rotina na quarentena do coronavírus?

Eu tava aqui pensando como a vida da gente deu uma super guinada esses dias e que estamos vivendo um período histórico daqueles que a gente só entende vivendo… ou não entende, simplesmente vai vivendo.

Enfim…

Organizar a vida na quarentena do coronavírus

Isso é uma sensação geral, claro, mas tem uma coisa diferente por aqui. A minha rotina geral, fora o isolamento, dentro de casa não mudou tanto.

E eu sei muito bem o quanto pode ser difícil ter a rotina sob controle. Esse é o meu trabalho, né?! E nesse cenário de quarentena, sem ajuda externa, sem empregada, diarista, vovô e vovó, e confinado com todo mundo em casa 24h pode ser ainda mais difícil…

Como organizar a rotina na quarentena do Coronavírus?

Cada família vive de uma forma, né?! O que eu acho que pode ser um bom caminho pra todo mundo é exercitar o amor e a paciência e tentar aproveitar o momento tão diferente para ver o lado bom e nos reconectar entre nós e intimamente.

Nos cuidar e acima de tudo dar todo o apoio material possível e fazer muita vídeo-chamada com os nossos pais e avós pra eles se sentirem acompanhados e queridos. <3

E procurar, de algum jeito, se divertir!

Dicas de organização para a quarentena

O meu objetivo é te dar algumas ideias de como tocar essa nova rotina da forma mais tranquila e positiva possível.

Organizar a vida na quarentena do coronavírus
  1. Arrume as camas. Camas desarrumadas são o pontapé de um ambiente caótico. A gente quer paz, acredite no poder da cama arrumada. 😀
  2. Cuide da sua aparência como se fosse sair. Use roupas confortáveis daquelas que você usaria para saídas rápidas, mas tire o pijama e se arrume ao acordar. Isso vai te dar um bom astral geral.
  3. Mantenha a rotina de horários, de forma confortável. Vamos relaxar, mas para as crianças manter o horário de dormir, principalmente, ajuda todo mundo. Eles mantem o sono em ordem e os adultos tem algumas horas de tranquilidade. Crianças descansadas ficam mais felizes e tranquilas. A gente sabe, né?! rs
  4. Procure fazer coisas divertidas. Algumas, pode ser que você já nem lembre mais. Olhe seus armários em busca de algum hobby guardado por falta de tempo. 🙂
  5. Abra mão do arroz com feijão todo dia. Compre legumes congelados, polpas de frutas e faça pratos coloridos e rápidos (macarrão com legumes e queijo, arroz colorido com legumes e ovo mexido, couscous marroquino com franguinho, etc)
  6. Acabe com o peso do dia da faxina! Mantenha o ambiente limpo, limpando um cômodo de cada vez. Pode ser no sistema de cada um cuidando do seu ou todos juntos em um cômodo por dia. Uma vassorinha na cozinha e um aspirador na sala todo dia, vai manter o ambiente limpo com poucos minutos de trabalho.
  7. Louça suja na pia está proibida! Usou, lavou! Coloque um cartaz na pia, pra ninguém esquecer.
  8. Deixe claro que é um por todos e todos por um. Não é a mamãe a única responsável por tudo. Repita, quantas vezes for preciso, combine como será feito e cumpra o combinado. Não pense que é mais fácil fazer do que cobrar, porque ao longo dos dias isso vai virar um problemão e você vai ficar exausta e irritada.
  9. Aproveite o tempo como um presente que ele é. Como o nome diz, vamos viver o presente! Com amor e vibração positiva. Tudo passa, isso também vai passar. <3
  10. Essa é uma oportunidade valiosa da família se apropriar dos cuidados das próprias coisas. Eu falo muito sobre isso. Aqui nesse post eu contei como tem sido a minha rotina com um bebê. Clique aqui para ler.
  11. Junte as roupas para serem lavadas em máquinas cheias e guarde logo que tirar da corda. Deixe para passar quando for preciso usar. Evite acúmulos de função para não se estressar sem necessidade.
  12. Mantenha os ambientes organizados com cada um se responsabilizando pelas próprias coisas. Repito, porque é muito importante, muita conversa e principalmente, cumprindo o combinado! Se o dono não fizer, não faça por ele. Você pode até fazer junto, se fizer sentido pra você, sobretudo com as crianças. Isso vai ser fundamental para o bem estar individual e de convívio entre a família.
Organizar a vida na quarentena do coronavírus

De resto é manter o isolamento físico com muito contato social. Vamos nos falar, ligar, mandar mensagem. compartilhar e distribuir o que for bom e útil e vamos juntos. <3

bjs

Deixe uma resposta

TENHA MAIS TEMPO E ACABE COM A CORRERIA NO SEU DIA

Baixe grátis um passo-a-passo simples para organizar a sua rotina, ganhar tempo e parar de se sentir exausta todos os dias.

Organização para mães empreendedoras
%d blogueiros gostam disto: