Fazer só uma única coisa?! Não é impossível.

Ao ler o título você pode ter pensado: Será possível mesmo?  como assim, só uma única coisa?! Eu tenho um milhão de coisas para fazer e se eu não fizer, uma tragédia pode acontecer… rs

Ou então: Ela não sabe de nada… a minha vida é uma correria… criança, trabalho, cliente, casa, família… (mas, eu sei exatamente como é… 🙂

Acontece com todas nós…. tem hora que a gente quer (precisa ou acha que precisa) fazer um monte de coisas, mas tem que parar e dizer não!

Chegar a essa conclusão pode ser muito difícil, porque a gente aprendeu que tem que dar conta de tudo, fazer muita coisa e de preferência ao mesmo tempo.

Eu precisei pausar, por algumas semanas, atividades muito importantes pra mim, porque tinha uma única, mais importante que todas as outras.

Essa única coisa precisava do meu foco total, então eu disse não para todas as outras. É difícil pra caramba, mas tem hora que a nossa sanidade mental, precisa disso. Além de ser ótimo para bons resultados…

única coisa

Uma única coisa

Tem um livro chamado: “A única coisa. O Foco pode trazer resultados extraordinários para a sua vida.” do Gary Keller. Eu li ele há algum tempo e na época ele me ajudou a entender, não só a importância de escolher uma única coisa para focar, mas também o poder do NÃO.

Inicialmente você acha impossível, mas não é.

Ele fala coisas assim:

Quando você quiser a melhor chance de obter êxito em qualquer coisa que deseja, o caminho a seguir é sempre o mesmo: seja simples.

“Ser simples” é ignorar todas as coisas que você poderia fazer, preocupando-se com o que deve fazer. É reconhecer que nem tudo tem a mesma importância e descobrir as coisas que são mais importantes. É conectar com mais vigor o que faz com o que você quer. É compreender que resultados extraordinários são diretamente determinados por quão específico você pode tornar o seu foco.

O jeito de extrair o melhor de seu trabalho e de sua vida é ser o mais simples possível. A maioria das pessoas pensa apenas o oposto disso. (…) Sem saberem que o sucesso maior vem quando fazem poucas coisas da melhor forma possível, perdem-se tentando fazer demais e, no fim das contas, realizam de menos. Com o tempo, reduzem suas expectativas, abandonam seus sonhos e permitem que suas vidas fiquem simples. Esse é o jeito errado de ser simples.

Ser simples

Eu quero ser simples do jeito certo pra mim. Esse jeito faz sentido pra mim e para o que eu escolhi para a minha vida. E você?

Afinal, quem não quer “conectar com mais vigor o que você faz com o que você quer”?!

Essas semanas de foco foram muito importantes para concluir um projeto que eu venho desenvolvendo ao longo de um ano. E eu pude finalmente dizer: Terminei! (é uma delícia)

Eu já falei dele aqui: Case de sucesso: Equilibre-se – curso de organização pessoal 

É o Equilibre-se. <3 Eu vou falar muito sobre ele. O Piloto acabou, tudo que precisava ser produzido, já foi e ficou incrível, deu certo e só vai crescer… Porque meu foco está nisso.

única coisa

A organização é a ferramenta para isso

Essa organização é uma habilidade que a gente aprende e aplica em tudo na vida… no uso do tempo, na organização da casa, do trabalho e do que  mais você quiser e precisar.

Um conceito base de organização nesse caso da única coisa é: Você não tem que fazer tudo!

Eu falo isso pra mim mesma, em voz alta, às vezes: Eu não tenho que fazer tudo! #doida

Nos momentos em que eu me sinto sobrecarregada (quando eles insistem em aparecer) eu rapidamente sinto, paro, olho em volta, falo em voz alta: Eu não tenho que dar conta de tudo! e começo a separar e agir:

  1. O que não será feito (adiado ou cancelado).
  2. O que será delegado.
  3. O que será reduzido.
  4. O que será meu foco!

É nisso que eu vou colocar a minha atenção e tudo vai dar certo.

Como escolher?!

Para cada tarefa que você for analisar, pensa qual delas é aquela única coisa que se for feita vai te aproximar mais dos seus objetivos. Aquela coisa quando ficar pronta vai viabilizar outras ou que ela mesma vai te causar enorme benefício.

Como foi dito pelo autor: “O sucesso maior vem quando fazem poucas coisas da melhor forma possível, perdem-se tentando fazer demais e, no fim das contas, realizam de menos.”

Mantenha o que será o seu sucesso em mente e siga em frente fazendo o que precisa ser feito.

Por exemplo…

Se você quer focar em uma única coisa, como criar um novo protótipo importante ou fazer um curso muito rico pra você, feche a sua agenda no período que você vai precisar para se concentrar.

  • Cancele e adie o que for possível.
  • Reajuste o horário do que não for.
  • Planeje e antecipe o que for necessário.
  • Converse com quem pode te ajudar, inclusive com as crianças (elas normalmente querem ajudar).
  • Sinta-se segura para aplicar esses critérios à tudo, que possa tirar o seu foco e surgir durante o período reservado.

A vida não vai parar para você se organizar ou produzir… mas se você estiver no comando da sua vida, focada em uma única coisa, você consegue o que você quiser.

A gente consegue o que a gente quiser.

Tenta e me conta se você não se sentiu muito mais focada. 🙂

bjs animados!!

Oi!
Eu sou a Maíra!
Mostro o caminho rumo ao tal equilíbrio entre nossos papéis na vida…
Como?! Organizo e ensino a organizar o uso de (quase) tudo que mais importa: seu tempo, sua atenção e o seu espaço.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: