Vale a pena ter uma máquina lava-louça?!

Se você está se perguntando se vale a pena ter uma máquina lava-louça, eu posso te dar uma resposta: SIM! vale! e muito! Se você não se importa ou gosta de lavar a louça, essa opção continuará disponível, só não será mais obrigatória. E é aí que está a maravilha.

Assim que tive oportunidade de ter a máquina, corri e comprei. A minha é essa da foto e eu acho ela excelente, tenho há uns 5 anos e sempre foi minha companheira, nunca me deu problema.

lava-louça

 

No Brasil, nós não temos muito o costume de ter essa máquina, mas desde quando eu fiz intercâmbio na França eu defendo a lava-louças. Os franceses tem o hábito, que eu não sigo com a frequência que gostaria, mas adoro, de comer com calma e em etapas e por isso sujam muita louça. Normalmente, se possível, são 6 etapas: aperitivo, entrada, prato principal, sobremesa, queijo e café ou, na pressa, são pelo menos 3: entrada, prato principal e sobremesa ou queijo ou café. Imagina a quantidade de louça?! Para completar o prazer da refeição, todo mundo (que eu conheci) tinha máquina lava-louça. Simples assim. Amo!

As vantagens?!

  1. Você economiza tempo. (O que não tem preço)
  2. Você economiza água.
  3. A louça fica mais limpa. Pode acreditar, ela aquece a água e com a quantidade certa de detergente, circula ela em jatos fortes.
  4. A sua pia fica sempre organizada.
  5. A cozinha fica mais limpa.
  6. Sim, há um custo de energia, mas as máquina modernas são econômicas e ainda possuem ciclos especificamente destinados à economizar ainda mais.
  7. A felicidade de terminar a refeição e a louça sumir magicamente! 🙂
  8. Nunca brigar por alguém não ter lavado a louça.
  9. Receber amigos e não terminar a farra molhando o umbigo na pia.
  10. Começar a cozinhar sabendo que o resultado final será só alegria e não uma pia cheia de louças para lavar.
  11. Eu diria até que quebra-se menos louça.
  12. Já viu, né?! parece que eu posso ficar aqui por horas citando vantagens… rs

E para quem acha que tem que pré-lavar a louça para colocar na máquina, isso não existe mais. Não há necessidade nenhuma disso. O que você tem que fazer é a mesma coisa que você faz, ou deveria, para lavar a louça manualmente, que é tirar os restos de comida. Na pia, isso facilita a lavagem e protege a tubulação de entupimentos.

Valorize e otimize o tempo de quem te ajuda

Se você tem empregada doméstica ou diarista e está pensando, que quem lava a louça é ela e não você, acredite, o tempo dela é tão precioso quanto o seu, já que ela está fazendo tarefas por você/s e cuidando da sua casa. Eu te garanto que ela poderia estar fazendo alguma coisa mais útil, valorizando muito mais o tempo de todo mundo e o seu dinheiro.

Se você não sabe muito bem o que a sua valiosa ajudante poderia fazer no lugar de estar lavando um monte de louças, continue acompanhando o blog que, em breve, eu vou escrever sobre checklists e você vai descobrir.

Recomendações úteis para quem está decidindo comprar a máquina 

– Quantidade de utensílios

Para obter o máximo benefício da máquina, você vai ter que enchê-la para ligá-la, então você pode precisar de um pouco mais de utensílios, mas não se preocupe com isso antes de comprar a máquina, deixe para observar o que será realmente necessário comprar conforme o uso e a necessidade. Eu precisei de mais pratos e talheres e fui comprando aos poucos.

– O tamanho da máquina

Compre a máquina do tamanho mais adequado ao número pessoas da sua casa. Se tiver louça suja dentro dela, ligar a máquina uma vez ao dia ou, no máximo, a cada dois dias é o ideal.

– O detergente

Monitore o preço do detergente indicado para a sua máquina, ele dura bastante, mas é relativamente caro, então compre sempre que estiver com um bom preço. Vale manter um pequeno estoque.

– Organize a louça

Dedique-se a aprender a organizar a louça conforme as orientações do manual. Inicialmente, pode ser chato, mas vira logo automático e é fundamental para o bom funcionamento da máquina.

Eu coloco tudo na máquina. É muito raro você me ver lavando louça. rs Isso é um pensamento que você precisa ter. Eu sei que tem hora que a gente prefere lavar na mão rapidinho, mas lembre-se que de pouquinho em pouquinho, você acaba gastando um tempão. Depois ainda tem que secar ou deixar escorrendo na pia… aff… rs 😛

Espero ter ajudado e se você tiver alguma dúvida ou pergunta, deixe nos comentários, será um prazer te responder.

bjs

Maíra

 

4 comentários sobre “Vale a pena ter uma máquina lava-louça?!

  • Amo minha máquina! Não sei viver mais sem ela, embora não a use coma frequência que gostaria por conta do detergente que acho meio caro. Mas em festas de família como natal e ano novo em que brota louça não sei de onde é uma mão na roda. Recomendo. A louça sai como nova. As panelas em inox tbm. Os copos de vidro parecem cristal de tão limpos.

    • Rejane, realmente parece que em dias de festa a louça brota, rss. O lugar onde eu tenho visto o detergente com o melhor preço é no Sam’s Club. Se você tiver oportunidade de ir em um, não deixe de ver. Obrigada pela visita e comentário! bjs

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: