Empreendedora e mãe? Como trabalhar em casa e se concentrar sem empregada

Nesse post eu vou falar como trabalhar em casa e se concentrar sem empregada, que é exatamente como eu vivo e muito bem. 😊

Não tem mágica, na verdade, é um sistema, simples, mas estruturado.

Para te dar um panorama desse sistema, eu estou fiz uma série de cinco posts.

Esse é o último, sobre concentração e produtividade, os anteriores foram sobre lavanderia, alimentaçãolimpeza.

O primeiro foi sobre Rotina e eu te recomendo que comece por ele para todo o conteúdo realmente fazer sentido para você.

Nessa série, eu vou sugerir soluções para as principais dificuldades de quem não sabe como organizar as tarefas da casa sem a ajuda de uma empregada doméstica ou acha que não dá para ter conforto e uma vida tranquila sem ela.

A “necessidade” de ter essa figura na família é cultural e se você acha que não dá, eu te garanto que DÁ SIM!

Cuidar de uma casa não precisa ser um trabalho exaustivo. Tudo na vida é escolha. Você e a sua família podem escolher fazer diferente.

Se não contratar uma empregada for uma necessidade ou desejo seu, isso pode significar economia financeira, de energia e muito mais tranquilidade do que você imagina.

Nós já falamos, rapidamente, sobre o contexto social e familiar que envolve essa questão da empregada doméstica e do empreendedorismo materno, então vamos seguir direto para as dicas. 😊

Como trabalhar em casa e se concentrar sem empregada

trabalhar em casa e se concentrar sem empregada

Esse é o maior desafio de todos porque, se você trabalha em casa e não equilibra bem as suas funções, entre trabalho e vida doméstica, a sua cabeça fica ocupada demais com a vida doméstica, as distrações da casa e com a “vida pessoal”.

Eu sempre falo sobre isso: trabalhar em casa é trabalhar em casa e não na casa.

Em diversos níveis há uma mistura entre a “vida pessoal” e a “vida profissional” de uma mãe empreendedora e isso precisa estar claro para ser administrado.

E então, como separar as tarefas domésticas das tarefas profissionais? Como conseguir se concentrar trabalhando em casa? Como trabalhar em casa e se concentrar sem empregada?

A resposta é: Com organização e persistência, mas só depende de você. Essa resposta não é a mais legal, mas é a mais verdadeira.

A ausência da empregada doméstica significa que todas as tarefas que seriam feitas por ela, devem ser feitas por alguém da casa.

Isso só quer dizer que vai ser preciso mais organização e diálogo para evitar que seja muito mais trabalho.

De certa forma, a gente pode ilustrar isso como um quebra-cabeça, e para te ajudar a entender como reunir as peças e tocar a casa sem a empregada, eu escrevi essa série.

Esse devem ser os seus mantras…

Repita comigo:

Eu não tem que dar conta de tudo!

O que podemos reduzir, facilitar ou eliminar?!

Fala alto mesmo… às vezes a gente tem que falar e ouvir… só pensar não é suficiente. 🙂

Agora, uma vez que a casa funcione de forma prática e com o mínimo de esforço possível, automaticamente você se sente mais no controle e tem mais tempo e energia para focar e se concentrar no seu trabalho.

Separe as tarefas domésticas do trabalho

Quando não tiver crianças por perto e quando não for hora crítica de compromissos (saída para a escola, refeições, etc) não faça tarefas domésticas.

Defina um horário de trabalho e respeite ele. Use o pomodoro, ligue um timer e se concentre até o fim do tempo ou da tarefa.

Você não vai ter chefe, nem processos organizacionais para te guiar e obrigar a realizar o seu trabalho, portanto se você não fizer, nada será feito.

Sinceramente, pensa comigo, é simples do que parece, porque é muito controlável e libertador saber que só depende de você fazer alguma coisa…

trabalhar em casa e se concentrar sem empregada

Os tipos de tarefas

Lá no post sobre rotina eu te falei que nós temos basicamente, tarefas de rotina e tarefas pontuais. No primeiro post eu sugeri uma forma de organizar as tarefas de rotina e nesse eu vou falar sobre tarefas pontuais.

Pode ser uma ligação que você precisa fazer para agendar um serviço ou elaborar um relatório, trabalhar no seu produto, enfim, ser produtiva em coisas que estejam relacionadas com os seus objetivos.

Eu já falei que trabalhar em casa não é, necessariamente, ter mais tempo para fazer as coisas da casa.

E mesmo isso pode ser muito bem equilibrado.

Eu vou focar em três temas aqui: Multitarefas, Blocos de tempo e organização digital.

Multitarefas

A gente tem a tendência de querer fazer um monte de coisas ao mesmo tempo e isso é muito prejudicial para a concentração. A verdadeira concentração que leva a gente a entrar em um estado de flow, de concentração profunda que satisfaz e gera bem estar.

Não vou ficar falando sobre isso aqui. O que eu quero te sugerir é tenha clareza das oportunidades de trabalhar em multitarefas.

Sempre que você for fazer tarefas que forem simples e que não concorram entre si.

Exemplo: ouvir um podcast, ver TV ou assistir a um vídeo enquanto dobra roupa. Falar ao telefone (de fone) enquanto lava louça.

Pare para pensar na complexidade da atividade e se ela pode acontecer em paralelo, se for simples e demandar recursos distintos, então sim, faça ao mesmo tempo. Se você precisar interromper uma para fazer a outra. Ou seja, escrever o relatório e checar o Instagram, então não.

Mesmo as pequenas interrupções, são interrupções e atrapalham a sua concentração. Ponto final.

Como lidar com o desejo de fazer um monte de coisas ao mesmo tempo?

trabalhar em casa e se concentrar sem empregada

Trabalhe em blocos de tempo, usando um timer.

Aprenda a sentir quanto tempo você precisa para se concentrar e produzir bem, sem se distrair nem se cansar demais. Eu posso te sugerir 25, 50 minutos, você precisa saber o que é melhor para você.

Decida o que precisa ser feito e liga o timer com esse tempo. Foco total. Não se deixe ser interrompida. Coloque o telefone no silencioso e não levante até o timer tocar.

O nome dessa técnica é pomodoro e ela é tão simples quanto eficaz.

Quando o timer tocar, você pode, fazer um intervalo. Dá uma olhadinha se teve alguma ligação ou mensagem que PRECISA de retorno imediato. Se não, bebe uma água, faz uma tarefa simples, se precisar e volta para o próximo bloco.

Nesses intervalos, eu costumo levantar e pendurar roupa na corda, guardar alguma coisa que ficou espalhada antes da minha filha ir para a escola. Ações simples e rápidas.

As horas de ouro da sua produtividade

Eu tento me concentrar sempre que eu vejo que tenho oportunidade, mas as horas de ouro são quando as crianças não estão por perto.

Aproveite muito bem esse tempo. Durante ele, se você preferir, esqueça que está em casa e não faça nenhuma tarefa doméstica. Você precisa saber o que funciona melhor para você.

Se você seguir todos os passos dos posts dessa série a tendência é que você se sinta confortável para esquecer completamente a casa enquanto trabalha.

Sabe quando a gente trabalha fora ou tem um compromisso e deixa tudo como está, porque tem que sair?! Você precisa agir da mesma forma quando trabalha em casa. O sucesso do seu negócio e o avanço dos seus projetos depende de disso.

Em última análise só depende de você.

Saiba o que precisa ser feito e organize a sua organização digital

E eu quero falar também sobre organização digital.

Ter os documentos seguros, organizados, o computador funcionando corretamente, os aplicativos e redes sociais funcionando a seu favor é um diferencial gigante para você realmente conseguir se concentrar.

Sabe quando eu disse “decida o que precisa ser feito”, eu tenho certeza de que isso será muito mais simples e real se você estiver com a sua vida digital organizada.

Para ta dar mais detalhes do que precisa ser feito para ter uma vida digital mais organizada eu escrevi um checklist com itens importantes que você precisa seguir e executar.

Baixa ele aqui, grátis e faz.

Saber exatamente o que você tem que fazer é a peça mais importante desse quebra-cabeça, então eu te sugiro ter listas de tarefas que funcionam, fazer o seu planejamento semanal e ter controle dos processos do seu negócio.

Nesses posts eu falo mais sobre isso:

Dá pra ter uma rotina de trabalho organizada com crianças?

Muita coisa pra fazer no trabalho?! Organize seus processos

Fazer só uma única coisa?! Não é impossível.

Não acaba aqui

Você pode assistir uma aula completa sobre isso e dar mais um passo na criação do seu sistema de organização.

Clique aqui e se inscreva no webinário gratuito:

Como cuidar da sua vida, da sua casa e do seu negócio ao mesmo tempo, sem ficar exausta e sem surtar. Saiba por onde começar e como não se perder, com organização e sem culpa

Vai lá na página do Webinário e se inscreve para assistir a próxima sessão, você vai gostar. 🙂

 

Me fala o qual é a sua maior dificuldade nesse quebra-cabeça que eu vou ficar muito feliz em te ajudar. <3

bjs

Oi!
Eu sou a Maíra!
Mostro o caminho rumo ao tal equilíbrio entre nossos papéis na vida…
Como?! Organizo e ensino a organizar o uso de (quase) tudo que mais importa: seu tempo, sua atenção e o seu espaço.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: